quinta-feira, 15 de março de 2012

VIII CONFERÊNCIA DE SAÚDE - SUS: SUAS LUTAS E CONQUISTAS EM URUARÁ


Por: Cirineu Santos
Fotos: Gilmário Moreno e Zé Fotógrafo
Autoridades no momento da execução do Hino Nacional
Servidores e população prestigiam abertura 
Iniciada na noite de hoje, 14, a VIII Conferência Municipal de Saúde de Uruará, que acontece até amanhã no Auditório do Pereirão. Na solenidade de abertura, além de delegados, servidores municipais da prefeitura e outros segmentos sociais, fizeram se presentes o prefeito Eraldo Pimenta, o vice-prefeito Laércio Barros, os vereadores, Gilmar Milanski, Gedeon Moreira e Maria Piloneto, as secretarias municipais Denise Pimenta (Assistência Social), Suraia Patrícia (Saúde), o secretário Zacarias Ribeiro (SELCTUR) e representando o secretário de Educação Manoel Ribeiro, a assessora pedagógica da SEMED, Maria do Carmo, e ainda a enfermeira Cida Lima, assessora técnica da Saúde em Uruará.
Assessora Técnica da Saúde, Enfermeira Cida
A VIII Conferência objetivará, analisar, discutir e avaliar os obstáculos e avanços no SUS no âmbito municipal, definindo estratégias para um novo direcionamento das estratégias de em saúde, para o Município no biênio 2012 e 2013 e ainda, eleger o Conselho Municipal de Saúde para o próximo biênio. Tem como tema: SUS: Suas Lutas e Conquistas em Uruará. Realizada pela Secretaria e o Conselho Municipal de Saúde com o apoio do Governo Uruará da Gente.

Prefeito Eraldo Pimenta em seu discurso

O prefeito Eraldo Pimenta, destacou os avanços da saúde executados em seu governo. Eraldo lembrou que ao assumir a prefeitura em janeiro de 2005, equipou a Secretaria com caminhonetes traçadas. “Nosso objetivo era que a saúde atendesse em todos os lugares, inclusive nas vicinais de longe acesso. O inverno dificulta o transporte das pessoas e as caminhonetes equipadas, traçadas, minimizaram muitos problemas. Além de outras melhorias na infraestrutura, ampliações, contratação e capacitação de profissionais, o que fez com que Uruará se tornasse uma referência na área da saúde para a região”, destacou o prefeito.
Suraia Patricia foi a palestrante da noite
A secretária de Saúde Suraia Patrícia, fez um histórico e um apresentou um quadro comparativo dos avanças da saúde nos últimos sete anos, destacando o número de servidores contratados, bem como as unidades de saúde ampliadas.
Presidente da Câmara, GIlmar Milanski em seu discurso
Os vereadores Gilmar Milanski, Gedeon Moreira e Maria Piloneto, ressaltaram que o momento é colocar propostas que venha garantir ainda mais, a saúde, de cada cidadão uruaraense.

Vice-prefeito Laércio Barros
O vice-prefeito Laércio Barros, foi enfático ao dizer sobre as melhorias que a saúde tem alcançado nos últimos anos. “Eraldo e eu temos abraçado esta causa. A causa da saúde. Quero aproveitar a oportunidade e conclamar aos delegados e participantes desta conferência que apresentem propostas para que nossa saúde continue destaque na região”, disse.

A cerimônia encerrou com um coquetel servido aos participantes e dará continuidade amanhã, 15, a partir das 08h30min com debates em grupo, e eleição do Conselho Municipal de Saúde para o biênio 2012/2013 e leitura e aprovação das propostas apresentadas pelos trabalhos em grupos.