terça-feira, 19 de julho de 2011

SAÚDE E EDUCAÇÃO RECEBEM MAIS INVESTIMENTOS


NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA - NASF
O Governo Uruará da Gente realizou mais duas inaugurações neste mês de junho, uma foi a entrega do Centro de Atendimento Educacional Especializado, que funcionará no prédio da escola Melvin Jones e a outra, foi a implantação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF “Henriqueta Lazarini”, que funcionará no Posto de Saúde Dário Antunes. Investimentos na área da Saúde e Educação.

Para o prefeito Eraldo Pimenta, a implantação do NASF, é mais uma ação da Secretaria no sentido de ampliar a abrangência e o escopo das ações de atenção básica, melhorar a qualidade e a resolutividade da atenção a saúde. O Núcleo recebeu o nome da pioneira Sra. Henriqueta Lazarini, em homenagem aos relevantes trabalhos que ela realizou em prol do Município.

Os núcleos são constituídos por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento e atuarão em parceria com os profissionais das equipes de Saúde da Família, atuando diretamente no apoio as equipes e na unidade na qual o NASF está cadastrado. Ali, pelo menos cinco profissionais, comporão o quadro.

A equipe do NASF e as equipes da saúde da família criarão espaços de discussões para gestão do cuidado. Como, por exemplo, reuniões e atendimentos conjuntos constituindo processo de aprendizado coletivo. Desta maneira, o NASF não se constitui porta de entrada do sistema para os usuários, mas apoio às equipes de saúde da família e tem como eixos a responsabilização, gestão compartilhada e apoio à coordenação do cuidado, que se pretende, pela saúde da família.

Participaram da cerimônia de inauguração o prefeito Eraldo Pimenta, a secretária de Saúde Suraia Patrícia, o presidente da Câmara Gilmar Milanski, vereadora Maria Piloneto, familiares Lazarini, profissionais da saúde e populares.

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE
Outra obra inaugurada foi o Atendimento Educacional Especializado - AEE, no prédio da escola Melvin Jones. A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito Laércio Barros, do secretário de Educação Manoel Ribeiro, diretores dos ensinos fundamental e médio, profissionais da rede municipal de ensino, pais e alunos que serão beneficiados com a construção da obra.

De acordo com o secretário de Educação Manoel Ribeiro são 60 alunos com necessidades educacionais especiais, atendidos nos período de manhã e tarde no AEE. “O professor estará auxiliando no desenvolvimento educacional de cada aluno, vendo as necessidades e competência para melhorar o desempenho educacional de cada um”, enfatizou.

O secretário explicou ainda que o AEE dispõe de sala climatizada, informatizada e professores especializados e capacitados para melhor atender o aluno. “Nossos professores receberam do Ministério da Educação – MEC, cursos de capacitação para trabalhar com estes alunos,” disse.

O Atendimento Educacional Especializado foi o fruto de uma parceria entre os governos Uruará da Gente e Estado. O secretário ressalta ainda, que somente a cidade de Uruará, aqui na transamazônica, dispõe de uma sala como esta. “São investimentos para a rede municipal de ensino, demonstrando o compromisso que o governo tem para com a população, principalmente a área educacional”, concluiu.
Por: Cirineu Santos e Jr. - ASCOM
Fotos: Eliel Santos, Thiago Santos e Gilmário Moreno - ASCOM