segunda-feira, 25 de julho de 2011

Divisão do Pará: Lideranças Pró-Tapajós reúnem hoje em Belém

Na noite desta segunda-feira, no Hotel Sagres, em Belém, acontece um encontro dos coordenadores do Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós (ICPet), liderado pelo coordenador geral, professor Edivaldo Bernardo, e do Comitê Pró-Estado do Tapajós, recém-instalado na capital paraense.

A exemplo do que fez na semana passada em Manaus, professor Edivaldo fará em Belém uma palestra destacando as argumentações em favor da emancipação da região oeste, no possível desmembramento do Estado do Pará; o histórico dessa luta, as potencialidades de desenvolvimento do futuro Estado e as estratégias adotadas na campanha para convencer o eleitor belenense de que a emancipação do Tapajós trará muitos benefícios aos moradores do Pará remanescente.

HISTÓRICO

Para Edivaldo Bernardo, a emancipação da região oeste faz parte de um processo histórico que prevê a integração dessa área da Amazônia ao restante do Brasil, tirando seus moradores do isolamento e do abandono.
Ele destaca que a população local está vivenciando um momento importante da sua história, que será decisivo para o seu crescimento econômico e sociocultural. “A criação do Estado do Tapajós é o maior projeto de desenvolvimento de toda a história deste território”.