segunda-feira, 27 de junho de 2011

Reunião sobre a questão Cachoeira Seca eliminam clima de tensão


A reunião ocorrida em Brasília entre Prefeito de Uruará Eraldo Pimenta e demais representantes municipais e estadual com o Ministro Interino da Justiça Luis Paulo Barreto e representante da Casa Civil, teve repercussão positiva. Foi a partir do dialogo ocorrido na ocasião que a secretária de Segurança Pública Nacional, Regina Miki e o Comandante da Força Nacional, Major Alexandre Aragon, foram designados a acompanhar de perto o drama vivido pelos produtores rurais que residem além da “linha vermelha”, proximidades da reserva Indígena Cachoeira Seca.
Ainda na cidade Uruará, a Secretária e sua assessoria de imprensa tiveram acesso a documentos, onde, junto com autoridades municipais e estaduais realizou um prévio estudo da área em questão; e, ouviu a proposta de que uma área de 480 mil hectares, localizada após o igarapé Olhões é a área que realmente interessa aos indígenas.

O encontro da secretária com os produtores ocorreu na tarde do ultimo sábado, dia 25 de Junho de 2011,  na comunidade Vila Canaã onde se fizeram presentes aproximadamente 3.500 pessoas direta e indiretamente envolvidas na situação; a mesma antecipou que, ninguém será remanejado ou retirado de suas propriedades e que a demarcação deve continuar para que um levantamento detalhado e criterioso seja realizado. “O papel da Força Nacional aqui é só manter a ordem, para atender também as pessoas que aqui ficam, a Força nacional é uma Força de Paz; a orientação que receberam é que, as pessoas que aqui residem são pessoas trabalhadoras e que merecem respeito”, Acrescentou a Secretária.
 O Major Alexandre Aragon, Comandante da Força Nacional, também faz esclarecimentos referente ao papel da Força Nacional dentro do processo. "A Missão da Força Nacional na região é Garantir a Integridade Física das pessoas, ser o algodão entre Cristais, se houver desentendimento, defender tanto um lado quanto o outro”, diz o Major!    
Após a explanação feita pela secretária, os produtores mostram-se, agora, menos temerosos e deram um voto de confiança na sua palavra, mesmo assim continuam não confiando na FUNAI.
Texto e fotos TV Vale do Uruará