domingo, 5 de junho de 2011

Norte Energia comemora Dia Mundial do Meio Ambiente


A Norte Energia S.A., responsável pela implantação, construção e operação da Usina Hidrelétrica Belo Monte, no Rio Xingu (PA), comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente juntamente com todos os brasileiros.
Há muito o que se comemorar nesta data. O Brasil tem uma das mais avançadas legislações de proteção ao meio ambiente do mundo. O Instituto Brasíleiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é reconhecido como um órgão atuante e fiscalizador. A sociedade também está atenta ao meio ambiente. A consciência e o respeito dos brasileiros ao meio ambiente também tem aumentado a cada dia.
Também a Norte Energia está atenta à preservação ambiental. Desde os estudos iniciais do projeto, as atividades da Norte Energia estão pautadas pela conservação das espécies e atenção à diversidade e aos povos da região do Xingu. A preocupação ambiental e social foi determinante para que o planejamento da UHE Belo Monte considerasse uma operação em regime de fio d’água, o que permitiu uma redução de mais de 60% no tamanho do reservatório e, consequentemente, da área a ser inundada. O reservatório da Usina Hidrelétrica Belo Monte deverá alcançar uma superfície de 502,8 km². Desse total, 228km² correspondem ao próprio leito do rio.
Como parte das condicionantes socioambientais para a instalação do empreendimento, a Norte Energia também tem investido na construção da Base de Resgate da Fauna e Flora. Este espaço irá receber animais, durante a obra, que tenham necessidade de atendimento especializado antes de se reitegrarem ao habitat natural. A previsão é de que esta Base já esteja em plena operação em setembro.
Antecipando-se às comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, em Altamira, no Pará, foi instalado na última sexta–feira, 3 de junho, o Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRS-Xingu). O Plano prevê ações nos 11 municípios dessa região com ênfase em ordenamento territorial, regularização fundiária, infraestrutura viária, saneamento básico, inclusão social e demais ações de cidadania. Este PDRS-Xingu conta com R$ 500 milhões de recursos da Norte Energia e cerca de R$ 2 bilhões em compromissos do Governo Federal e Estadual.