quinta-feira, 16 de junho de 2011

Mais um capitulo da cachoeira seca

Nesta manhã de terça feira os uruaraenses estiveram uma supresa, muito desagradável, aonde a força nacional e a FUNAI chegaram a cidade de Uruará,para um operação na Cachoeira Seca,onde
Dezenas de agentes federais chegaram na noite de ontem em Uruará e de acordo com informações do delegado da polícia Federal, Mário Sérgio,tanto a polícia federal quanto a força nacional estão em Uruará para acompanhar a FUNAI na demarcação da reserva indígena, Cachoeira Seca, nas proximidades do rio Iriri onde vivem hoje 81 índio Araras, e 1190 famílias. Segundo o delegado esta ação será o cumprimento de uma das condicionantes para a construção da hidrelétrica de belo monte, recentemente foi demarcada a reserva indígena Arara da volta grande em Altamira, sendo a cachoeira seca a última área indígena a ser demarcada exigida pela condicionante. São 10 agentes da polícia federal e 20 homens da força nacional acompanhando os agentes da  FUNAI. A população uruaraense foi pega de surpresa e segundo informou a prefeitura de Uruará nem o poder legislativo nem o poder executivo foi avisado da vinda da FUNAI e força nacional e polícia federal para demarcação da área indígena, e que esta foi uma determinação da presidência da república.
Nesta quarta feira dia 15 os agentes da FUNAI e Policia federal fizeram uma reunião com os moradores da área da cachoeira Seca,onde os agricultores ficaram muitos revoltado com a noticia da demarcação.
Segundo informações os agentes federais disseram que vão cumprir o seu trabalho que e fazer a demarcação, e que os proprietários de terras na área deverão ir se acostumando com a idéia de ter que desocupar a região, pois no momento e só a demarcação mais com certezas em breve terá a desapropriação das terras.
Segundo o delegado esta ação será o cumprimento de uma das condicionantes para a construção de Belo Monte.