sábado, 7 de maio de 2011

Para prefeita, NESA, governo municipal e federal podem levar desenvolvimento à Altamira

Publicado por: Usina Belo Monte
Maior município do mundo e uma das principais bases de fornecimento para as obra da Usina Belo Monte, Altamira (PA) já sente efeitos positivos da chegada do empreendimento à região. A economia tem sido aquecida pela chegada de empresas e profissionais voltados para a obra. Em entrevista ao Blog Belo Moe, a atual prefeita da cidade, Odileida Sampaio, também aponta a expectativa de melhoria na qualidade de vida da população com a execução das condicionantes socioambientais estabelecidas para a Norte Energia e pelo acompanhamento do governo federal.
Na economia, já é possível observar crescimento. Hotéis e pousadas têm registrado aumento na demanda, novas empresas de diversos segmentos já chegaram à cidade e as seleções de trabalhadores de própria Altamira já começaram. “É mais uma razão para agilizar as ações socioambientais”, salienta.

Nascida em Altamira e há 14 anos na vida pública, a prefeita se posiciona a favor da construção de Belo Monte na região com expectativa de que a população local possa receber os benefícios. Para ela, o extenso debate, iniciado há cerca de 30 anos, credencia o empreendimento como positivo. “O tempo passou e as coisas foram evoluindo. Hoje, a Justiça Federal, a Defensoria Pública e a Polícia Federal estão mais atentas, especialmente à questão do meio ambiente”, avalia.

Ações previstas
Um grande avanço indicado por Odileida será na área de saneamento básico. Ela acredita que a entrega de novas moradias diminuirão os impactos das chuvas constantes sobre cerca de três mil famílias. “Quando chegam as chuvas, as pessoas ficam sem trabalho e a prefeitura precisa oferecer de tudo: desde cesta básica, até transporte e saúde improvisados”, relata. De acordo com a prefeita, isso ocorre quatro vezes ao ano. Com as obras de infraestrutura, estas famílias terão residências de alvenaria, com energia elétrica e saneamento básico. “Se a NESA cumprir com todas as condicionantes, com certeza vai trazer infraestrutura, desenvolvimento regional e melhor de qualidade de vida, que atualmente não existem”, ressalta.
As ações do governo federal na região também são muito aguardadas. Uma das principais é a pavimentação da Transamazônica. O resultado seria facilidade de acesso à região e favorecer a produção agrícola local, diminuindo a dependência de entrada de produtos de fora. Outro benefício que Belo Monte poderá levar a Altamira é a oferta de cursos de ensino superior em Medicina, Direito, Enfermagem e nas áreas afins da Construção Civil. Segundo a prefeita, o pedido já foi levado ao governo federal, uma vez que a abertura destes cursos poderá suprir a necessidade de profissionais na região com 11 municípios que, hoje, precisa buscar em outros locais.
Odileida aponta ainda a necessidade de que o governo fiscalize a execução das condicionantes socioambientais e cobre a completa execução delas, atividade que a Presidência da República já estaria realizando. “O governo enviou uma equipe para saber sobre os avanços e a presidente Dilma está preocupada em acompanhar e fazer acontecer da forma correta”, garantiu.
Da parte do município, Odileida destaca a criação há dois aos da Secretaria de Planejamento para tratar principalmente dos projetos de ligados a Belo Monte. Isso porque a indicação dos locais onde as ações devem ocorrer é responsabilidade dos municípios. “Antes a secretaria estava ligada a secretaria de Administração, mas foram separadas para atender às exigências do projeto da usina”, garante.