segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Entrevista com Julio Magno

Talentonoticias: o blog talentonoticias postou em sua página matéria que pedia aos internautas que sugerissem qual candidato deveria receber o apoio de prefeito  Eraldo pimenta na disputa do pleito eletivo de 2012 e o senhor foi um dos nomes mais mencionados, qual sua impressão sobre isso?
Júlio Magno: Fiquei surpreso com a vontade expressada pelos eleitores porque penso, e faço política, bastante diferente do atual prefeito. Não trabalho com mentiras e falsidades, festas em demasia para enganar o povo, lavagem cerebral feita pela rádio Regional e a incompetência gerencial que é a marca desta administração. Sou muito diferente. Valorizo o trabalho árduo para melhorar a qualidade de vida da população, a eficiência administrativa com o pagamento de salários dignos e sem atrasos aos funcionários públicos, a geração de empregos e aumento da renda dos trabalhadores e, sobretudo, acredito na necessidade do maciço investimento no setor produtivo local, em especial, na modernização da nossa agricultura e pecuária leiteira. Tenho certeza que aquele candidato que o prefeito Eraldo Pimenta indicar (apoiar) e, claro, financiar toda sua campanha, terá que manter tudo exatamente igual como encontrou. Terá que assumir as dívidas deixadas,os funcionários e varrer a sujeira existente para debaixo do tapete. Será uma ‘vaca de presépio’ balançando a cabeça para fazer o que o prefeito mandar. Ou melhor, ordenar. Eu sou diferente. Represento a mudança que o povo exige, espera ansioso e que vai acontecer em outubro de 2012. Por isso agradeço a lembrança da população, mas essa possibilidade de apoio é impossível de acontecer. Vamos mudar Uruará e por isso vamos ter o total apoio daqueles eleitores que desejam um Uruará diferente e com oportunidade para todos. Um Uruará de verdade.
 

Talentonoticias: O senhor será candidato a prefeito nas eleições de 2012
Júlio Magno: A oposição está construindo um grupo forte e coeso para vencer as eleições. Vamos detalhar discutir e apresentar a população propostas e projetos para que nosso município cresça e se desenvolva de maneira sustentável. Sou filiado ao partido DEMOCRATAS (DEM), FICHA LIMPA e meu nome está a disposição desse grupo para ser candidato a prefeito e comandar as mudanças que Uruará precisa e o povo exige. Claro que eu gostaria de ter essa oportunidade de governar meu município, e estou trabalhando muito para isso acontecer, mas estarei junto apoiando e votando naquele que o grupo indicar. Qualquer um. Quero o melhor para Uruará.


Talentonoticias: Em sua avaliação o que seria prioridade no seu governo?
Júlio Magno: Além da educação, saúde e assistência social que possuem dotações orçamentárias próprias e, portanto, sempre serão prioridades num município carente como o nosso, quero priorizar o investimento no setor produtivo para gerar muitos empregos e aumentar a renda da população. Precisamos melhorar a qualidade de vida do nosso povo que há muito sofre com as promessas não cumpridas pelos nossos políticos. Além do total apoio ao esporte, a cultura, ao turismo ecológico e ao lazer da população, vamos investir maciçamente na agricultura, piscicultura, pecuária leiteira, mecanização agrícola, recuperação de ‘verdade’ dos travessões e no apoio a lavoura cacaueira.

Talentonoticias: No plebiscito de 11 de dezembro o senhor votará contra ou a favor da divisão do estado do Pará? Por quê?
Júlio Magno: VOTO A FAVOR e faço campanha para conseguirmos uma grande votação do SIM aqui em Uruará. Com a criação do estado do Tapajós, com certeza, teremos mais oportunidades e empregos para população, mais investimentos públicos, respostas mais rápidas para solução de nossos problemas e governantes realmente comprometidos com o desenvolvimento da região. Além de citar os exemplos dos novos estados do Tocantins e Mato Grosso, que cresceram e se desenvolveram sem prejudicar Goiás e Mato Grosso de Sul, respectivamente, o nosso querido município de Uruará depois que foi desmembrado do município de Prainha também cresceu muito. Fico triste, apenas, com a falta de interesse e a infantilidade do prefeito Eraldo Pimenta e o egoísmo de alguns vereadores, que apesar de se dizerem favoráveis a divisão, até agora não moveram ‘uma palha’ sequer para ajudar na mobilização e esclarecimento da população.    

Talentonoticias: Existe uma pressão global sobre a construção de Belo Monte, o que o senhor quanto candidato pensa sobre isso?
Júlio Magno: O povo brasileiro tem que decidir sobre seu futuro, com ou sem pressão internacional. É a soberania nacional que temos que fazer valer a todo custo. Obras que tem impactos ambientais diretos sempre terão pressão de todos os lados. É normal, especialmente na região amazônica. O projeto da construção da UHE de Belo Monte foi exaustivamente planejado, estudado e debatido por muitos anos na região. É bom para o Brasil, para o futuro estado do Tapajós e para Uruará, mas a população tem que exigir o cumprimento, pela empresa Norte Energia, das condicionantes impostas pelo IBAMA e demais órgãos do governo para sua construção. Os impactos sociais e ambientais serão enormes e precisão que os investimentos acordados sejam realmente realizados.

Talentonoticias: A instalação da hidrelétrica de Belo monte trará para os municípios do entorno um aporte financeiro considerável, o senhor acha que os gestores públicos de Uruará estão preparados para transformar esses recursos em benefícios para a população
Júlio Magno: O atual gestor, com certeza, não estava preparado. Apesar de ser o presidente do Consórcio Belo Monte, entidade que formada pelos onze municípios no entorno da barragem, o prefeito de Uruará não apresentou nenhum projeto ao Conselho Gestor, órgão responsável pela aprovação e liberação dos projetos. Foi o único município que não apresentou. Uma incompetência jamais vista. Se não fosse a sociedade civil organizada, que apresentou vários projetos, Uruará teria ficado sem nada. A partir de 2013, vencendo a eleição, vamos criar uma secretária especial que vai planejar o nosso futuro discutindo as prioridades com a população interessada, elaborar e acompanhar todos os projetos que tivermos direito nos governos estadual, federal e as inserções regionais de Belo Monte, capacitar melhor nossos servidores e, sobretudo, levar o município a tão sonhada adimplência. Infelizmente, e por irresponsabilidade administrativa do atual prefeito, a prefeitura de Uruará acumulou, nos últimos cinco anos, uma monstruosa dívida de quase R$ 20.000.000,00 (vinte milhões de reais) com o INSS.

Talentonoticias: Muito se fala sobre enriquecimento ilícito de alguns servidores de alto escalão e cargos comissionados da atual gestão e isso se torna vivível para o publico, o senhor acredita que isso ocorre? No seu governo que medidas seriam usadas para impedir tais práticas?
Júlio Magno: Com certeza o desvio de dinheiro na Prefeitura de Uruará é muito grande. Não é possível que secretários e servidores comissionados, que recebem em média R$ 5.000,00 por mês, consigam ter uma evolução patrimonial tão grande e um padrão de vida de fazer inveja ao bilionário Eike Batista. São servidores e não mágicos. É uma afronta para aqueles trabalhadores que realmente cumprem suas obrigações corretamente e ainda recebem pouco e atrasado. Claro que não podemos e não devemos generalizar, mas o desvio de dinheiro corre solto na prefeitura, com a anuência do prefeito que não faz nada para conter essa sangria desatada. Parece que existe até uma competição para saber quem desvia mais dinheiro. A partir de 2013, quando assumirmos a prefeitura, vamos estancar essa sangria desatada nomeando servidores comprovadamente honestos, com passado ilibado, que tenham compromisso em trabalhar de fato para seu município e que sigam o código de conduta, ética e postura pública que será implantado. Além disso, não será admitido nenhum servidor fantasma o que, infelizmente, infesta a atual administração. Tenham certeza que Uruará vai mudar. Mudar de verdade. 

Talentonoticias: O ano de 2011 tem sido um tanto conturbado para a atual gestão, foram greves na educação, ameaças de greve na saúde, servidores com salários atrasados, como o senhor analisa essas situações?
Júlio Magno: O constante atraso nos salários, que levou os servidores da área da saúde a cogitarem a realização de uma inédita greve, é causado pelo excesso de funcionários (muitos fantasmas), falta de planejamento financeiro, a já conhecida irresponsabilidade administrativa de Eraldo Pimenta e, claro, o desmedido desvio do dinheiro público para outras finalidades. Já na área da educação, o prefeito anunciou um aumento salarial para os professores no clube Socreca, o que não ocorreu na sua plenitude. Essa promessa não cumprida, aliada a falta de diálogo da SEMED e as péssimas condições das escolas municipais, levaram a uma longa greve que prejudicou a todos. A partir de 2013, quando Uruará passará a ter uma gestão financeira eficiente e diálogo aberto com todos os setores da população, a situação voltará à normalidade. Enquanto isso não acontecer, a bagunça vai continuar.

Talentonoticias: A saúde e educação tem passado por sérios problemas em 2011 na sua opinião, porque isso está ocorrendo? Terá sido incapacidade ou falta de planejamento dos gestores?
Júlio Magno: Todas as duas. Incapacidade e falta de planejamento, aliadas ao desvio de dinheiro público, irresponsabilidade gerencial, falta de interesse em atender a população e politicagem desenfreada. Enquanto nosso município não eleger pessoas verdadeiramente comprometidas com probidade administrativa, com experiência, FICHAS LIMPAS, com comprovado espírito público e vontade de trabalhar em prol de todos, vamos continuar afundando a cada dia. Por isso é importante Uruará mudar de rumo e dar oportunidade a outro grupo político, em especial, a alguém que nunca exerceu o cargo de prefeito, para que as mudanças que o povo espera possam ser realizadas com rapidez e eficiência. 

Talentonoticias: Se o senhor tivesse que definir os últimos 4 anos da gestão ‘’ Uruará da gente’’ em uma palavra qual seria?
Júlio Magno: PÍFIA.

Talentonoticias: Candidato: candidato faça suas considerações finais
Júlio Magno: O desafio de governar Uruará é muito grande, principalmente depois dessa administração totalmente irresponsável, desastrosa e inconseqüente que acumulou dívidas enormes com o INSS e fornecedores, empurrou Uruará para a inadimplência, abandonou os colonos que tem lotes na área da pretensa reserva indígena Cachoeira Seca, perdeu quase 15.000 habitantes (segundo o IBGE) e que não conseguiu realizar as obras de infra-estrutura necessárias para crescimento e melhoria da qualidade de vida dos moradores do nosso município. Faltam água potável, saneamento básico, asfaltamento de vias públicas, canalização das águas da chuva, uma boa escola técnica, praças esportivas e investimentos reforçados na melhoria da estrutura física do Hospital Municipal e a contratação de mais médicos (hoje temos apenas três), pesados investimentos na agricultura, etc... Ainda faltam muitas coisas, principalmente respeito na utilização do dinheiro público, combate ao desvio e a corrupção enraizada no poder executivo, experiência e competência para administrar Uruará. Tenho consciência que dentro desse grupo de oposição, que está sendo formado, tem pessoas qualificadas para comandar Uruará. Espero que seja eu o candidato indicado, mas, repito, estou pronto para apoiar qualquer outro que represente as mudanças que queremos e exigimos para Uruará. Nossa administração vai seguir a palavra L.I.M.P.E, que está grafada no artigo 37 da Constituição Federal, representando a Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência na administração pública.

Essa entrevista foi concedida com exclusividade ao blog Talento notícias, sua veiculação em outras páginas somente com autorização prévia.