segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Entrevista com Gilmar Milanski

Talentonoticias: o blog talentonoticias postou em sua página matéria que pedia aos internautas que sugerissem qual candidato deveria receber o apoio de prefeito  Eraldo pimenta na disputa do pleito eletivo de 2012 e o senhor foi um dos 3 nomes mais mencionados, qual sua impressão sobre isso?

Gilmar Milanski: A meu ver, isso mostra o reconhecimento de um trabalho feito ao longo de quase sete anos de vida publica, dos quais quase cinco a frente do legislativo municipal, buscando sempre os meios de realizar um trabalho transparente e objetivo, buscando não interesses particulares, mas sim o bem da coletividade, procurando estar sempre perto do povo, ouvindo seus anseios e conhecendo suas necessidades, e levando isso até o Legislativo e Executivo municipal, para que suas ações sejam dirigidas a atender esses anseios e expectativas. E o povo sabe reconhecer um trabalho feito com seriedade e com comprometimento com a coisa publica, sendo que esse reconhecimento aumenta ainda mais meu compromisso e minha responsabilidade de sempre lutar e defender esse povo tão ordeiro e trabalhador que é o povo uruaraense.

Talentonoticias: O senhor será candidato a prefeito nas eleições de 2012
Gilmar Milanski: Atualmente ocupo a presidência municipal do PMDB, fazendo parte de um grupo maior de partidos, que na época certa farão as coligações e daí sim será lançado o nosso candidato, que será aquele que tem condições de vitoria e, acima de tudo, compromisso com Uruará, com a devida experiência e comprometimento com nosso povo e seus anseios. Se serei candidato ou não, digo meu nome sempre estará a disposição do povo uruaraense e creio que há um propósito para tudo e que, como disse o profeta, “nem um fio cabelo cai da sua cabeça se não for da vontade de Deus”.

Talentonoticias: Em sua avaliação o que seria prioridade no seu governo?
Gilmar Milanski: A prioridade de qualquer governo deve ser o bem estar da população, sendo que para isso devem ser implantadas todas as ações necessárias, em todas as áreas possíveis, para que isso seja alcançado, sendo saúde, educação, infra-estrutura, agricultura, segurança publica, entre outras. Tenho consciência que nenhum governo irá sanar todos os nossos problemas, pois nossas dificuldades são inúmeras, mas se a cada governo for dada a continuidade de um trabalho serio e comprometido, em médio prazo teremos um município que possa oferecer melhores serviços a nossa população. Ressaltando também como prioridade de cada governo a seriedade e a confiabilidade nesse governo, pois na medida em que a população confia em seu governo, ela torna-se aliada e grande parceira para esse desenvolvimento.

Talentonoticias: No plebiscito de 11 de dezembro o senhor votará contra ou a favor da divisão do estado do Pará? Por quê?
Gilmar Milanski: Com toda certeza votarei “77” “SIM” para Tapajós e Carajás, pois vejo nesse plebiscito a oportunidade da independência dessa região, uma oportunidade de deixarmos para traz uma historia de abandono e descaso do governo paraense, que nos deixa a mercê da própria sorte e não nos oferece aquilo que nos é de direito, e isso pode ser facilmente constatado pelos serviços públicos aqui ofertados pelo Estado, como segurança publica e ensino médio, que ficam muito aquém de nossas reais necessidades. E, uma vez criado este nosso estado do tapajós, estaremos mais perto da “mão do estado”, que estará mais ciente de nossas necessidades e poderá concentrar seus esforços não mais nos 144 municípios paraense, mas sim nos 27 municípios tapajoaras, o que favorecerá a redistribuição de renda e fortalecimento da região.

Talentonoticias: Existe uma pressão global sobre a construção de Belo Monte, o que o senhor quanto candidato pensa sobre isso?
Gilmar Milanski: Vejo Belo Monte como uma necessidade para nossa região e para o Brasil, sou a favor da construção, sempre observando as compensações que devem ser oferecidas a todos os que serão direta ou indiretamente atingidos por essa obra, tanto na questão financeira quanto na questão social, pois trata-se de uma obra de enorme envergadura, que deve ser pensada não somente como geradora de energia, mas como geradora de emprego, renda, sustentabilidade e de melhoria de vida para todos os que residem nos municípios que serão impactados, para que possamos tirar proveito e sermos agentes desse desenvolvimento e não somente meros espectadores de um progresso que chega, mas em nada melhora nossa qualidade de vida.
Talentonoticias: A instalação da hidrelétrica de Belo monte trará para os municípios do entorno um aporte financeiro considerável, o senhor acha que os gestores públicos de Uruará estão preparados para transformar esses recursos em benefícios para a população
Gilmar Milanski: Creio que sim, e que esse desenvolvimento seja pensado a médio e longo prazo, transformado em algo concreto, como escolas, hospitais, centros de lazer, viaturas policiais, saneamento básico, entre outros, para que esse tão citado desenvolvimento possa chegar a todos, também na preparação e formação de nossa população, para que esta também possa cada qual a seu modo, usufruir e ser agente ativo desse desenvolvimento na geração de renda e emprego em nosso município.

Talentonoticias: Muito se fala sobre enriquecimento ilícito de alguns servidores de alto escalão e cargos comissionados da atual gestão e isso se torna vivível para o publico, o senhor acredita que isso ocorre? No seu governo que medidas seriam usadas para impedir tais práticas?
Gilmar Milanski: Faço parte da base aliada do governo municipal na Câmara de Vereadores, e como tal, acredito que aqueles que estão à frente desses cargos fazem o melhor possível para desempenhá-los de forma honesta e com o devido comprometimento. Ressalto sempre que a transparência nos gastos públicos é a melhor maneira de se combater a corrupção, isso em qualquer esfera de governo, pois a partir do momento em que toda a população sabe o quanto e onde estão sendo gastos os recursos públicos, fica muito mais difícil de ocorrer desvios e outras espécies de mau uso do bem público. Defendo ainda a participação popular, através de conselhos comunitários, para acompanhar a aplicação desses recursos e avaliar a qualidade dos serviços oferecidos pelo município, pois uma população que participa é uma população consciente, sabendo cobrar seus direitos e executar seus deveres.

Talentonoticias: O ano de 2011 tem sido um tanto conturbado para a atual gestão, foram greves na educação, ameaças de greve na saúde, servidores com salários atrasados, como o senhor analisa essas situações?
Gilmar Milanski: Vivemos num país democrático, onde quaisquer manifestações desses setores são legitimas e devem ser respeitadas, desde que visem não questões meramente políticas e/ou eleitoreiras, mas que objetivem garantir o direito e o respeito a essa ou aquela categoria e que, acima de tudo, visem garantir um melhor serviço a ser oferecido à nosso população.   

Talentonoticias: A saúde e educação tem passado por sérios problemas em 2011 na sua opinião, porque isso está ocorrendo? Terá sido incapacidade ou falta de planejamento dos gestores?
Gilmar Milanski: Vejo a educação e saúde em nosso município ainda com déficit e com problemas a serem corrigidos, mas vejo também que nos últimos anos foram realizados vários avanços no sentido de uma melhoria nesses setores, como a questão da valorização dos trabalhadores dessas categorias, melhorias e ampliação da infra-estrutura existente. Mas sou consciente que essas melhorias precisam ser executadas continuamente, buscando sempre ampliar o atendimento à nossa população, não somente na quantidade, mas, sobretudo na qualidade, pois saúde e educação são e sempre serão serviços básicos e essenciais que cada cidadão deve ter acesso.

Talentonoticias: Se o senhor tivesse que definir os últimos 4 anos da gestão ‘’ Uruará da gente’’ em uma palavra qual seria?
Gilmar Milanski: Desenvolvimento.

Talentonoticias: Candidato: candidato faça suas considerações finais
Essa entrevista foi concedida com exclusividade ao blog Talento notícias, sua veiculação em outras páginas somente com autorização prévia do blog Talento notícias.
Gilmar Milanski: Agradeço a confiança em mim depositada desde 2004, quando me elegi com 332 votos, passando por 2008 com a reeleição com 666 votos, agradeço ainda aos colegas vereadores pelo terceiro mandato como presidente da Câmara Municipal, destacando a importância das criticas e das orientações vindas de vários setores de nossa população, ressalto meu compromisso com Uruará - município que aprendi a amar e respeitar nesses 33 anos em que aqui estou. Destacando ainda que somos um município que a cada dia irá se destacar ainda mais, pois temos uma economia em franca expansão, terras férteis e, sobretudo, um povo ordeiro e trabalhador, que merece ser tratado com todo carinho e respeito por parte de seus governantes, e carinho e respeito não se compra, se conquista, com seriedade, dedicação e comprometimento. E finalizo desejando a paz e as bênçãos de Deus para cada família uruaraense.