terça-feira, 1 de novembro de 2011

Municipalização do trânsito e capacitação de agentes pode diminuir acidentes

Com o intuito de melhorar a situação do trânsito no município de Uruará, o DEMUTRAN recebeu neste dia 21 de outubro no auditório da Câmara Municipal de Uruará o conselheiro do CETRAN (Conselho Estadual de Trânsito)Cesar Machado e a secretária executiva do CETRAN, Betânia Beleza, auxiliados pelo agente Valmir Souza do DEMUTRAN de Altamira, para realizar uma palestra sobre municipalização do trânsito.
Essa atitude vem contribuir para a capacitação dos agentes do DEMUTRAN no município. A adequação da estrutura do trânsito é necessária para diminuir o risco de acidentes. Uruará hoje tem uma média de 80 acidentes por mês. Conforme Cesar Machado isso está parecendo uma guerra principalmente pela quantidade de pessoas com pernas amputadas.
Para a realidade local a educação no trânsito é necessária para adequar uma criação de uma estrutura de consciência do uso do capacete e regularização de veículos. O fator de maior caso de acidentes é devido ao desconhecimento sobre as leis de trânsito e os pais não controlam seus filhos quando menores e não habilitados, sem saber as leis não tem como um trafego acontecer fluentemente.  Cesar também disse que o município deve se capacitar e investir na estrutura do transito.
Para Gilmar Milanski a sociedade civil deve se juntar e incentivar ate moralmente o trabalho do DEMUTRAN ajudando de todas as formas principalmente na prevenção de acidentes, não deixando menores dirigirem e fiscalizar com firmeza a questão da quantidade de motos que transitam nas ruas cobrando o uso capacete e até no caso de multar para coibir a impunidade.  O chefe do DEMUTRAN encerrou a reunião pedindo a ajuda de todos para colaborarem para um melhor trânsito em Uruará.
Reportagem: Célio Birro