quarta-feira, 23 de novembro de 2011

DESBRAVADORES IMPACTAM CIDADE DE MEDICILÂNDIA NO I CAMPORI DA MOPA


Por: Cirineu Santos – Líder Master Avançado de DESBRAVADORES
Fotos Karen Oliveira
O município de Medicilândia, a 90 km da cidade de Altamira, no Oeste do Pará, recebeu no período de 16 a 19 de novembro, o I CAMPORI de DESBRAVADORES da Missão Oeste do Pará (MOPA), encontro que reuniu cerca de dois mil adolescentes na faixa etária de 10 a 15 anos.
O evento, que aconteceu no Balneário Ponte de Pedra, objetivou desenvolver três aspectos importantes na vida dos adolescentes: o físico, mental e espiritual, e contou com representatividades dos municípios de Alvorada, Itaituba, Santarém, Óbidos, Alenquer, Rurópolis, Uruará, Brasil Novo, Altamira, Anapu, Pacajá, Vitória do Xingu, Porto de Moz, Almeirim e Laranjal do Jari.
Os desbravadores são cerca de 2 milhões atuando em mais de 130 países, com mais de 40.000 clubes locais. Os Clubes de Desbravadores existem desde 1950, é um programa oficial dirigido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. Eles crêem que a Bíblia é a palavra de Deus, um guia que induz a mais alta qualidade de vida e serviço ao próximo. Por isso, se distanciam de maus hábitos que causam danos à saúde ou à família e ajudam aos que passam por carências físicas ou emocionais.
Eles vibram com as atividades ao ar livre, como: acampamentos, caminhadas, escaladas, explorações nas matas e cavernas. Sabem cozinhar ao ar livre, fazem fogo sem fósforo, são hábeis em nós e amarras, entendem de primeiros-socorros, desenvolvem a autoestima através de ordem unida e marchas. A criatividade é despertada pelas artes manuais.
Trabalham em equipe, são úteis a comunidade. Participam ativamente de campanhas comunitárias de ajuda aos carentes. Amam a Deus e a pátria. Uma vez por ano eles se encontram no Campori, que é uma grande concentração de Desbravadores de varias regiões, para atividades conjuntas, amizades e instrução. Com o ideal de servir a Deus e ser amigo de todos. Eles estão à disposição de todos, sem distinção de credo, raça ou situação social, e atendem a gostos que compreendem idealismo, aventura e amizade.
O I Campori de Desbravadores em Medicilândia, esteve sob a liderança do Pastor Nazareno Santos, líder de jovens da Igreja Adventista no Oeste do Pará e demais pastores da igreja. Além disso, contou com o apoio dos prefeitos, Eraldo Pimenta de Uruará; Alexandre Luneli de Brasil Novo; Vando, de Vitória do Xingu e Berg Campos de Porto de Moz, prefeitos que tem apoiado a criança e o adolescente em seus respectivos municípios e em especial o I CAMPORI.
Durante o evento, realizou-se na cidade de Medicilândia um grande desfile que percorreu as principais ruas e avenidas da cidade. Na ocasião foram entregues inúmeras revistas com orientações ao combate à violência e ao Bullying e inúmeras cestas básicas às famílias carentes além de diversos brinquedos aos moradores de Medicilândia.
O Pastor do município de Medicilândia, Joelson, disse que este encontro impactou a cidade. “Medicilândia ficou impactada com a presença destes adolescentes. Nossa missão é esta: sermos servos de Deus e amigo de todos,” Disse.