sexta-feira, 14 de outubro de 2011

SUCESSÃO MUNICIPAL. O QUE MUDOU?

O prazo de filiação partidária, para aqueles que desejavam candidatar-se em 2012, terminou no dia 07 de outubro último. Como esperado, alguns líderes políticos mudaram de partido o que, a princípio, não alterou quadro sucessório municipal. O PMDB, partido do prefeito Eraldo Pimenta, seduziu Jurandir do Cartório e Gilsinho Brandão que se juntaram a Gilmar Milanski e Edu da Cerâmica na disputa por uma vaga de candidato a prefeito apoiado, e bancado financeiramente, pela Prefeitura. Como só um disputará o cargo pelo PMDB, os demais ficarão de fora. Segundo um entendido da política uruaraense, o candidato do prefeito deve ser mesmo o jovem Gilsinho Brandão, que apesar de ser inexperiente e praticamente não conhecer Uruará, é primo da mulher do prefeito e obedecerá cegamente as ordens do mesmo. Se vencer, claro. Gilmar Milanski, com altíssima rejeição e solteiro, concorrerá novamente ao cargo de vereador e Jurandir do Cartório, muito inocente e bobinho em política, continuará jogando bola todos os dias com seus amigos veteranos. Os demais partidos que compõem a base política do prefeito praticamente não mudaram, apenas Sergio Karpinski saiu do PTB de Laércio Barros e foi para o PP de Reginaldo Galvão. Trocou seis por meia dúzia. O PR, novo partido da turma do prefeito que tem Samuel Nogueira que tem seu nome na desputa sucessora do Prefeito Eraldo Pimenta.
O PSDB, que estava à procura de um bom candidato para disputar a prefeitura, na última hora conseguiu seduzir o ex-vereador Leandro Goiano, que saiu da presidência do PSB e ingressou no PSDB com o claro objetivo de substituir na contenda o ex-prefeito Mário Lobo que, apesar das tentativas jurídicas e políticas em Brasília, continua inelegível até 2022. É o famoso ficha suja, como diria seu ex-vice e algoz Bolinha.
O PDT, que agora tem no comando alguns madeireiros, filiou muita gente boa de voto e por isso se fortaleceu bastante. Pelo histórico de seus dirigentes deverá integrar o grupo que clama por mudanças em Uruará. Será a ‘noiva’ em 2012.
O dividido PPS, que perdeu a força eleitoral do médico Dr. João Carlos e agora tem como pré-candidato José Lauer, trabalhou muito pouco e terá enormes dificuldades até para eleger vereadores.
O PT também não se mexeu como deveria, aposentou Paulo Medeiros e 'queimou' a vereadora Maria Piloneto, mas deve lançar João do Sindicato com o candidato apenas para marcar território. 
O DEMOCRATAS, que tem o deputado federal Lira Maia como forte cabo eleitoral e Júlio Magno como novo filiado, montou um grupo forte com candidatos de alto nível. O PTC foi reestruturado e agora tem no comando o engenheiro Pitágoras e técnico agrícola Diemerson Barile, que também pleiteia participar da disputa.
Segundo o ‘tal’ entendido em política teremos apenas três candidatos a prefeito em 2012: O PMDB virá com um vice do PTB (Gilsinho/Edson Baiano), o DEM virá com um vice do PSDB (Júlio Magno/ Leandro Goiano) e o PT virá com um vice do PPS (João do Sindicato/José Lauer). Quem vai ganhar? Quem viver verá!!!!!!!!!!!!!!