quinta-feira, 25 de agosto de 2011

URUARÁ É O QUINTO MUNICÍPIO A RECEBER A OPERAÇÃO CIDADANIA XINGU


POR: CIRINEU SANTOS E JR.  – ASCOM / PMU
FOTOS: GILMÁRIO MORENO, ELIEL SANTOS E THIAGO SANTOS.
 

A Escola de Ensino Fundamental Ângelo Debiasi foi base da Operação Cidadania Xingu no município de Uruará, município localizado a aproximadamente 200 quilômetros de Altamira, no oeste do Pará. Os trabalhos aconteceram nos dias 24 e 25 de agosto.
No dia 24, na cerimônia oficial de abertura, o Prefeito Eraldo Pimenta, que também é presidente do Consórcio Belo Monte, foi enfático ao dizer sobre as necessidades do Município, como: a Regularização Fundiária com a entrega de títulos definitivos; a situação da Cachoeira Seca, e outras ações voltadas nas áreas da saúde, educação, ação social, agricultura, segurança, enfim... Não só em Uruará, mas em todos os 11 municípios que compoem o Consórcio Belo Monte.
Na cerimônia de abertura, se fez presente também o vice-prefeito Laércio Barros; o Presidente da Câmara de Vereadores de Uruará, Gilmar Milanski; o responsável pela casa do Governo Federal na Transamazônica, Aliomar Arapiraca; a representante do Governo Federal, Erika Borges; a representante da Secretaria Geral da Presidência da Republica, Juliana Gomes Miranda; o presidente do Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais de Uruará, Joãosinho do Sindicato e o presidente do Sindicato dos Produtos Rurais - SINRUR, Edson Ferreira, agricultores, entidades, associações e população em geral.
O Mutirão da Operação Cidadania Xingu é uma proposta do Governo Federal para a integração de politicas públicas na região de influência da Usina Hidrelétrica de Belo Monte com a participação dos governos Estaduais e Municipais.
Durante os dois dias de atividades a população pôde tirar documentos, como certidão de nascimento, CPF e DAP, Carteira de Trabalho, inscrições no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), inscrições no Sistema Nacional de Emprego (SINE), e entrar com pedido de regularização fundiária. Tudo de graça. Também recebeu orientações sobre produção sustentável; manejo florestal; empreendimentos econômicos solidários; ordenamento territorial; sistemas agroflorestais; direitos das mulheres;
Ações voltadas para os eixos de: regularização fundiária (rural e urbana) e ambiental; Saúde, Educação e Segurança Pública; Infraestrutura (estradas vicinais e BR-230). entre outros...
Uruará foi o quinto município da região a receber a Operação Cidadania Xingu, que já passou por Altamira, Brasil Novo, Medicilânida e Placas. Os mutirões, organizados pelos governos Federal, Estadual e Municipal, irão a todos os onze municípios da área de influência da Usina Hidrelétrica Belo Monte.