sábado, 27 de agosto de 2011

Distribuidores de drogas de Uruará há Santarém São presos


Operações conjuntas das Polícias Civil e Militar resultaram, nos últimos quatro dias, nas prisões em flagrante de cinco acusados de tráfico de drogas na região oeste do Pará. Na mais recente ação policial, iniciada na noite de segunda-feira (22) e concluída nesta terça-feira (23), houve a apreensão de mais de 10 quilos de maconha  e as prisões de duas pessoas no município de Santarém. Com uma delas, Jaílson Leão Valente, conhecido por “Ratinho”, 24 anos, os policiais apreenderam mais de meio quilo de maconha prensada, que era comercializada na própria residência do acusado, na Rua Conquista bairro Área Verde.
Em seguida, foi preso o distribuidor da droga, Adílson Silva Sousa, em uma vila situada na área conhecida por "Beco São Vicente", no bairro do Livramento, periferia da cidade. Segundo as investigações, Sousa fazia o transporte de drogas desde a cidade de Uruará, às margens da rodovia Transamazônica, até Santarém. Ao ser preso, ele se preparava para redistribuir a droga em locais previamente acertados na área urbana. Também foram apreendidos dinheiro e telefone celular que, segundo os policiais, é resultante da venda de entorpecentes.
A maconha seria comercializada em pontos de venda situados em cinco bairros. Com o acusado foram encontradas anotações sobre os esquemas de distribuição de entorpecentes. Foi apreendido o veículo usado para distribuição e transporte das drogas de Uruará até Santarém - uma motocicleta, que apresentava na lataria um adesivo com a palavra “zero”. Conforme os policiais, o “zero” é uma referência à qualidade da droga vendida: “zero teor de impurezas”.
O esquema de tráfico de drogas já era investigado pela Polícia Civil. “Ratinho” também é acusado de envolvimento em outros crimes, como roubo e receptação de objetos roubados. Ele, que já esteve preso por tráfico de drogas na Penitenciária Agrícola de Cucurunã, em Santarém, estava em liberdade condicional há cerca de três meses.
A operação foi realizada por policiais civis da 16ª Seccional Urbana de Santarém, com participação de policiais civis do NAI (Núcleo de Apoio à Investigação) e da Superintendência Regional do Baixo e Médio Amazonas. Segundo o diretor da 16ª Seccional Urbana, delegado Nelson Nascimento, a ação policial foi coordenada pelo delegado Jamil Casseb, de Santarém, responsável pela lavratura dos dois flagrantes por tráfico de drogas.