terça-feira, 9 de agosto de 2011

SAÚDE HUMANIZADA E ATENDIMENTO DE QUALIDADE

Prefeitura Municipal de Uruará se destaca oferecendo um serviço de saúde a população com qualidade e satisfação aos usuários.

CIRINEU SANTOS
De Uruará

A Secretaria Municipal de Saúde de Uruará, município localizado na rodovia Transamazônica, região oeste do Pará, começou a implantação de novos serviços que irão atender casos de saúde de alta complexidade. Com isso, serão diminuídos os custos com os chamados TFDs – Tratamentos Fora de Domicílio – que só no primeiro semestre deste ano encaminhou mais de 200 pacientes para serem atendidos nos hospitais de Altamira, Belém e Santarém.

O prefeito de Uruará, Eraldo Pimenta, diz que há uma grande preocupação por parte do governo diante do crescimento da região. “Nos preocupamos em conciliar o desenvolvimento da cidade com conservação da saúde pública. São esforços no sentido de proporcionar cada vez mais qualidade das ações, serviços e práticas de saúde com inúmeras atividades educativas, preventivas, além de reformas nos prédios, cursos de capacitação aos funcionários, contratação de médicos, profissionais especializado, aquisição de veículos (ambulância, UTI, SAMU, motos, caminhonetes...) entre outras ações”.

A secretária de saúde Suraya Patrícia, diz que atualmente a sua pasta está com respeitado quadro de funcionários, estando à disposição da comunidade com médicos clínicos gerais; enfermeiros, farmacêuticos, bioquímicos, técnicos em enfermagem, assistente social, psicólogo, fisioterapeutas, nutricionista, odontólogos, fonoaudiólogos, técnicos de farmácia, além de outros profissionais. “Todos os médicos de Uruará são reconhecidos e trazem mais confiança e tranquilidade para a população. As ações que executamos são no sentido de melhorar cada vez mais a saúde do município, buscando um atendimento humanizado e qualificado”, garante o prefeito Eraldo Pimenta.

Hoje, a Secretaria de Saúde atende em várias frentes de prevenção e tratamento que incluem consultas e tratamentos odontológicos; controle de acompanhamento de gestantes; programa de prevenção e controle do câncer cérvico-uterino, PCCU; controle de crianças teste do pezinho, imunização, exames de laboratoriais, urgência e emergência, vigilância sanitária; epidemiológica, controle de endemias e zoonoses; consultas especializadas em cirurgia, pediatria, ginecologia e obstetrícia, cirurgias gerais; de ultrassonografia; atendimento psicológico; atendimento de assistente social e atendimento de fisioterapia.

USÚARIOS RECONHECEM AVANÇOS NO ATENDIMENTO

O sistema de saúde de Uruará se destaca dentre os municípios da transamazônica pelas melhorias implantadas nos últimos anos. Os próprios usuários reconhecem os avanços. Edivaldo Vieira Costa, morador da avenida central, é um deles. “A avaliação que faço dos trabalhos de Secretaria de Saúde é de maneira positiva. São ambulâncias levando o pessoal de Altamira, Santarém e Belém. Outra situação que melhorou bastante foi questão de ficha para atendimento. Em governos anteriores levava o dia inteiro para pegar uma ficha, agora todo dia, ás 11horas tem fichas para os pacientes. Antes deste governo, só tinha um médico, agora são sete. Inclusive com atendimento médico nas comunidades da zona rural”.

Manoel Moreira Silva, morador do bairro Vila Brasil, rua Ana Maria de Jesus, considera que a saúde de Uruará melhorou muito. “Quando acontece um acidente, rapidamente o paciente é atendido e sem contar que nossa saúde é referência na região. Também foram feitos diversos trabalhos em todas as áreas, como educação, assistência social, mas principalmente na saúde do nosso município”.

O ex-secretário de Saúde de Uruará, Dr. José Lauer que já foi prefeito de Barra de São Francisco, no Espírito Santo e hoje atua como dentista, parabenizou a administração do prefeito Eraldo Pimenta pelos avanços alcançados no setor da saúde. “O prefeito Eraldo Pimenta está de parabéns em todos os sentidos, porque em todas as áreas ele procura ser atuante e isso não é fácil para quem já foi administrador igual eu fui. Sei que isso não é muito difícil, e quando a gente sabe que o prefeito está fazendo o melhor que ele pode e de maneira sábia, demostrando seriedade e compromisso”.