quinta-feira, 28 de julho de 2011

PRIMEIRA CASA DO CONJUNTO RESIDENCIAL PIMENTOLÂNDIA COMEÇA A SER CONSTRUÍDA


Por: Cirineu Santos
Fotos: Cirineu Santos e Gilmário Moreno e Eliel Santos
Começaram nesta segunda-feira, 25 de julho, as obras de construção de 492 casas do conjunto residencial Pimentolândia, mediante sentença judicial favorável. Um projeto que vem sendo executado no Município há muito tempo. Aprovado pela Câmara de Vereadores, a Caixa Econômica Federal aderiu à construção da obra no dia 10 de dezembro do ano passado.

As construções das casas ainda não haviam começado, devido a denuncias infundadas e, a obra que era pra começar ano passado (2010), ficou paralisada até agora. Entretanto, na segunda, dia 25 de julho deste ano, a primeira casa do conjunto residencial foi levantada.

Hoje, o bairro Pimentolândia é um canteiro de obras. Várias máquinas  trabalhando. Profissionais que terão a responsabilidade de entregar nos próximos 12 meses, um conjunto residencial com aproximadamente 500 casas residenciais de 35 mts² cada, ruas pavimentadas em asfalto, iluminação pública, saneamento básico, água encanada, praça de esportes e lazer e, a geração de pelo menos 300 empregos diretos no Município. Viabilizando mão de obra local, totalizando aproximadamente 19 milhões de reais de investimento em Uruará no programa Minha Casa Minha Vida - Conjunto Residencial Pimentolândia.
 
A princípio, o projeto era apenas para a construção de casas populares, entretanto, o prefeito Eraldo Pimenta, conseguiu mediante liderança política, ampliar o projeto para a construção de um conjunto residencial. Hoje, o Pimentolândia, possui 544 lotes de 10 X 20 mts. As casas residenciais serão construídas pela empresa Resecon Construtora LTDA, num período de 12 meses.

Na obra que começou no final do mês de julho, se fez presente o prefeito Eraldo Pimenta, a câmara de vereadores e moradores do bairro Pimentolândia que estão ansiosos por sua casa própria, como disse dona Edinete Jesus Cardoso, “quero agradecer ao prefeito pelo trabalho que está sendo realizado aqui neste bairro. Uma obra muito bonita e vai nos beneficiar muito”, ressalta.

Já para a dona Maria de José Moraes Rosa, residente há mais de dois anos no bairro, emocionada, disse que esta obra vai mudar sua vida. “Vou ter minha casa própria com água e energia. Quero agradecer ao prefeito Eraldo e parabenizar pelo serviço que ele está fazendo para as pessoas carentes aqui no Pimentolândia,” enfatiza.

Outro morador que ficou bastante satisfeito com o retorno das obras, foi o Sr.  Manoel  Fagundes da Silva. “Um investimento grande. Estive presente no início da construção da primeira casa do conjunto. Agora espero que as obras não parem mais, pois houve denuncias e o trabalho que já era pra estar pronto, agora que vai começar. E com relação ao Projeto, nosso bairro vai ficar um dos mais bonitos da região”, disse.

A Câmara Municipal de Uruará acompanhou o início da construção da primeira casa do projeto. Os vereadores, em unanimidade se posicionaram favorável à execução do projeto, como explica o presidente da Casa, vereador Gilmar Milanski, “algumas pessoas tentaram atrapalhar a obra, mas hoje se vê aqui o iniciou de um grande projeto que vai beneficiar as famílias mais carentes do Município e é o resultado de um trabalho em equipe, entre o Governo Municipal e a Câmara de Vereadores que estão unidos para ajudar estas famílias carentes”, explicou o presidente da Casa.

Segundo o prefeito Eraldo Pimenta, os que já residem no bairro Pimentolândia, automaticamente serão contemplados com as casas, isto é, todos deverão estar cumprindo as exigências da Caixa Econômica Federal, com renda salarial entre 0 a 3 salários mínimos.

Cada casa está orçada no valor de 36 mil reais. O governo Federal entrará com o valor de 30 mil reais e em contrapartida, o beneficiado irá parcelar em até 10 anos os seis mil reais restantes, significando que irá pagar apenas 50 reais mensais. O projeto visa ainda ao contemplado que estiver desempregado, que obterá uma carência de 36 meses para pagar. Caso o contemplado vier a óbito o seguro cobrirá o débito quitando a casa e doando aos seus dependentes.