quarta-feira, 13 de julho de 2011

DCI: “Que Belo Monte venha logo”

DCI – Especial Belo Monte
Nicias Ribeiro, engenheiro eletrônico formado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), é categórico: “Que Belo Monte venha o mais rápido possível”. – Seu entusiasmo se justifica: “A barragem é uma delas. Haja vista que, com uma barragem bem menor, terá uma potência instalada superior à de Tucuruí e quase a de Itaipu. O chamado lago de Belo Monte ocupará uma área de 516 km², enquanto Tucuruí utiliza um reservatório de 2.430 km², e Itaipu, de 1.350 km²”, aponta.
Segundo o engenheiro, se dividirmos a potência instalada pelo tamanho do lago, o ganho de Belo Monte é da ordem de 21,77 MW/km², superior ao das Três Gargantas, na China. “E imensamente melhor que Itaipu e mais ainda que Tucuruí. Na verdade, neste aspecto, Belo Monte só perde para a hidroelétrica de Xingó”, informa.
Diferentemente de outras hidroelétricas, a Usina Hidrelétrica Belo Monte não acabará com nenhuma cidade, vila ou povoado. Mesmo porque não irá desalojar pessoas em massa, como foi o caso, por exemplo, da hidroelétrica chinesa das Três Gargantas, que desalojou mais de um milhão de famílias e acabou com verdadeiros tesouros arqueológicos.
“Quando se fala no desalojamento de mais de 4 mil famílias, não se diz que moram no centro urbano da cidade de Altamira, às margens dos igarapés Altamira, Ambé e Panelas, e que são desalojadas todos os anos, a cada inverno, devido à enchente natural do rio Xingu”, diz Ribeiro, explicando que essas famílias serão transferidas para moradias condignas.
Quanto aos chamados ribeirinhos, existe uma enorme falácia, devido ao desconhecimento da geografia local, informa Ribeiro. “Xingu é um rio totalmente diferente dos demais. Como foi dito em carta a Sua Majestade D. Maria I, A Louca, o Xingu, muito embora seja o mesmo curso de água, na verdade são dois rios, o rio de cima e o rio de baixo, que se encontram numa cachoeira que os índios chamam de Kararaô, hoje Belo Monte”, explica o engenheiro.
Confira também as demais reportagens da série:
Uma história construída ao longo de 36 anos
Usina irá oferecer cerca de 23 mil empregos indiretos
Norte Energia lançou plano de ação social para a área