domingo, 26 de junho de 2011

Terraplenagem em canteiro pioneiro Belo Monte começa com atenção à segurança



As obras de terraplenagem no canteiro pioneiro Belo Monte começaram na manhã dessa quinta-feira, 23 de junho. Engenheiros e técnicos da Norte Energia S.A. e do Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM) acompanharam a verificação das condições de segurança para os trabalhadores e de operação das máquinas. A partir de agora, se iniciam as obras para a construção de alojamentos para os funcionários que irão atuar na construção dos canteiros definitivos da Usina Hidrelétrica Belo Monte. A estimativa é concluir esta etapa entre 3 e 6 meses.

A segurança com os equipamentos utilizados é um dos requisitos fundamentais para a realização dos trabalhos. Cada máquina foi verificada por equipes do CCBM, no sentido de garantir que todas elas estejam dentro das normas de segurança ambiental. Um exemplo é a verificação do teor de monóxido de carbono emitido pelas máquinas. O trabalho se baseia na Escala de Ringelmann, conforme determinação da legislação ambiental, e leva em conta a cor da fumaça liberada pelo veículo.
Antes de iniciar as atividades, foram realizadas ainda atividades de treinamento em segurança, saúde, qualidade e meio ambiente junto aos colaboradores, operadores e ajudante. Para reforçar a segurança dos trabalhadores envolvidos na obra, foi disponibilizada ainda uma UTI Avançada Móvel, considerada uma das mais bem equipadas do Brasil, segundo o técnico de enfermagem Martins Ribeiro. A UTI Móvel fará o transporte emergencial dos canteiros de obras até o hospital da região, caso necessário. O veículo conta com respiradores artificiais, oxigênio, tubuladores e material para imobilização, entre outros recursos.
Para o gerente ambiental da Norte Energia, Antonio Neto, todo o empreendimento atende às normas de segurança e aos critérios ambientais, o que é essencial para a Norte Energia SA em todas suas ações.
Pioneiro de trabalhos na obra da usina e supervisor de trabalho de campo desde 2000, Genaro Rocha afirma que acompanha os estudos para a construção da usina por meio de diversas referências como: inventários de viabilidade, trabalhos iniciais de topometria, topografia, hidrometria e sondagem. Hoje, ele se diz satisfeito: “Eu vou ficar aqui o dia todo vendo as máquinas trabalharem porque esta é a realização de um sonho em equipe”, frisa.