sábado, 4 de junho de 2011

Comitê gestor de Belo Monte

O projeto de construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte ganhou, nesta terça-feira, 31, um importante componente. Pela primeira vez, estado, União e as prefeituras das cidades localizadas no entorno da usina se unem para garantir o sucesso do empreendimento. O encontro aconteceu no gabinete do governador Simão Jatene e reuniu representantes da Presidência da República, membros do governo do Estado e os prefeitos dos municípios de Brasil Novo, Medicilância, Anapu, Pacajá, Vitória do Xingu e Uruará.
“Hoje, estamos iniciando a um novo tempo. Não tem outro jeito desse empreendimento dar certo se não for com a união de todos nós. Não podemos errar e devemos zelar para que essa obra traga o desenvolvimento regional, reduzindo os impactos ambientais e sociais que poderão surgir”, afirmou Celso Knijnik, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão da Presidência da República e da Secretaria do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Na ocasião, foi apresentada ao governador a “Operação de Cidadania Xingu”, que será implantada na região pelos governos federal e estadual. “A idéia da operação é fortalecer a presença dos governos nos municípios com políticas e ações integradas que serão desenvolvidas no entorno de Belo Monte”, enfatizou Knijnik. Em nome de todos os prefeitos que estavam presentes na reunião, o prefeito de Uruará, Eraldo Pimenta, que também é presidente do consórcio Belo Monte, destacou a importância da parceria entre as diversas esferas de governo. “Nós estamos aqui como parceiros dos governos estadual e federal”.
O secretário extraordinário para Assuntos de Energia do Pará, Nicias Ribeiro, que integra a coordenação geral do Comitê do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Xingu, afirmou que a reunião desta terça-feira foi o primeiro contato dos representantes do governo federal que fazem parte do comitê com os prefeitos dos municípios do entorno de Belo Monte. Dos 10 municípios, sete estavam representados por seus respectivos gestores na reunião. Os prefeitos de Porto de Moz, Altamira e Placas não puderam participar.
O Comitê Gestor será instalado oficialmente na próxima sexta-feira, 3, em Altamira. “O comitê é responsável em cuidar das mitigações dos impactos econômico-sociais que serão gerados com a obra de Belo Monte. Esse grupo vai absorver toda a demanda, evitando o aparecimento de graves problemas que são históricos, como a questão fundiária”, explicou Nicias, ressaltando que as ações do comitê serão em terras pertencentes à União. “Este é o momento para dar uma solução definitiva a um problema que existe há mais de 40 anos”, frisou.
O Comitê é formado por cinco representantes do governo federal, cinco do governo estadual, os prefeitos da região e mais 15 membros representativos do empresariado, sindicatos rurais, pescadores e indígenas, entre outros.
O encontro contou com a participação dos prefeitos de Vitória do Xingu, Pacajá, Anapu, Senador José Porfírio, Brasil Novo, Medicilândia e Uruará, além dos representantes da Casa Civil da Presidência da República, Johaness Eck e Paulo Maurício Teixeira da Costa, e do Ministério do Meio Ambiente, Paulo Guilherme Cabral.
Bruna Campos e Janise Abud/Secom