domingo, 8 de maio de 2011

Prefeito diz que deu reajuste de 31% para os educadores


O prefeito de Uruará convocou nesta sexta dia 06 no Clube Socreca uma reunião com a classe da Educação, a secretaria de educação (Semed) através do secretário Manoel Ribeiro de Castro, mostrou a evolução da educação e salarial dos educadores através de gráficos estatísticos. Onde diante de discursos o secretario de Educação disse que a educação de Uruará esta no rumo certo e falta muito a fazer, onde os educadores de Uruará têm o Melhor salário da região.
 Na ocasião a Vereadora Maria Piloneto criticou alguns pontos na educação dizendo que já visitou escolas no município que as salas de aulas estão em estado de calamidade, salas sem ventilação onde os alunos não rendem os estudos devido o muito calor.
A coordenadora do Sintep Cleuma em seu pronunciamento rebateu o Secretario de Educação Manoel dizendo; que os salários dos educadores de Uruará e uma vergonha, que não tem como comparar a tempos atraz, pois se hoje a educação de Uruará esta melhorando e por mérito dos educadores que estão se qualificando e investido em faculdades,onde os mesmos  são grandes responsáveis pela melhora da educação Uruaraense,relata Cleuma ainda que ainda falta pois foi alcançados 3.9 onde a media nacional e de 4,8 em uma escala de 0 a 10.
 
O prefeito Eraldo Pimenta em seu breve pronunciamento disse das dificuldades que atravessa nosso município onde a muito a fazer, mas disse que não mede esforço para uma boa Educação. Relatou também o Prefeito que em Uruará à expansão da área e muito grande, onde há escolas distantes onde o transporte e dificultado, escolas de outros municípios onde Uruará tem que bancar, por exemplo, na Transiriri tem escolas que pertence o município de Altamira. Eraldo diz também que há poucos dias estava e seu segundo gabinete, que e no Forun ironizou o Prefeito, pois segundo ele se não estiver no gabinete da prefeitura esta no Forun,onde chegou uma senhora muito nervosa que queria providencias no transporte escolar de seus filhos,onde o prefeito perguntou onde a mesma morava, disse a senhora que morava no km 230,diante da senhora e do representante do ministério publico o prefeito disse que a escola da mesma pertence o município de Placas.Diante dessa e outras acabam dificultando a melhor educação e Uruará,argumentou também o Prefeito que tem previsão de um mega investimento na educação dos municípios que fazem parte do consorcio Belo Monte,onde a Norte  Energia ira investir 4 bilhões de reias por ano na região e uma grande parte vai para Educação.E no Final de seu Discurso o Prefeito disse que diante das dificuldades onde o próximo governante de Uruará talvez não poça dar conta de pagar a folha de pagamento dos servidores.
 
Mesmo assim oficializou o reajuste no salário do professor de 31%, acatando assim a decisão do Supremo Tribunal Federal que estipula o piso nacional de salário do professor, fixado em R$ 1.187,97 para este ano. Uruará é o primeiro município do Oeste do Pará a acatar a decisão do STF.

Em conversas com pessoas que entendo do assunto nos informaram que o prefeito deu apenas o reajuste de 15% no piso do salário, como e previsto por lei, esse 31% ele apenas esta pagando 2 meses atrás,onde o mesmo deveria ter dado aumento nesse salário de mês de Abril de 60% que era de 4 meses que o piso foi aprovado.No entanto o reajuste foi apenas de 15% que foi o aumento do piso.


NOTA DO SIMTEP

O PREFEITO ERALDO PIMENTA! O ROBIN WOOD AO CONTRARIO, QUE DAR NÓ EM PINGO DÁGUA EM URUARÁ.

Eraldo o prefeito conhecido por dar nó em pingo d´agua, apronta mais uma com os trabalhadores em educação. No dia 06 (sexta-feira) realizou uma reunião com os servidores, o presidente da câmara Gilmar Milanski, os vereadores Maria PilLoneto e Jakson , os quais com a mesma linguagem,  parabenizaram as mães e anunciam os avanços fictícios na educação de Uruará, cujos resultados são pautados em números que o SINTEPP contesta. Na ocasião o prefeito promete ao vivo um aumento de 31% retroativo a janeiro. No dia seguinte os trabalhadores em educação tiveram uma triste surpresa, era mais um golpe do Pimenta. Ele deu uma de Robin Wood tirou dinheiro de alguns professores de nível superior, para pagar o piso dos de nível do magistério e não pagou o retroativo determinado por lei.
Este tipo de comportamento se tornou comum para o Pimenta que vive de fazer falsas promessas, pagando valores absurdos em propagandas enganosas. Chafurdando na ilegalidade, o Pimenta utiliza dos recursos públicos como se fossem seu, não presta conta, não investe na melhoria da qualidade da educação, na infra estrutura das escolas, na qualidade da merenda escolar, no transporte escolar, só efetua o pagamento dos servidores com atrasos, (Apesar dos recursos do governo federal chegarem com regularidade) enche a prefeitura de contratados os quais exploram sem pagar todos os seus direitos trabalhistas, não chamam os concursados classificados, retira tempo de serviço e abaixa salários de trabalhadores efetivos, desconta dos pagamento dos servidores e não repassa para o INSS, utiliza de servidores substitutos  nas mesmas condições de mão de obra escrava, sem  direitos trabalhistas a pagamento atualizados, só recebem  com cerca de dois ou três meses de atraso, serventes que recebem salários abaixo do mínimo, vigias que trabalham durante o mês e só recebem 15 dias, motoristas  que ficam sem transportar os alunos por falta de gasolina e peças de manutenção além de pagamentos atrasados...
Por tudo isso não é a toa que o próprio Eraldo vive afirmando  ironicamente, que o seu segundo gabinete é o fórum de Uruará.  Fica um alerta ao senhor prefeito Eraldo  Pimenta, dizem que a justiça e cega e lenta  mas com certeza não esta morta, se continuar assim seu gabinete poderá ser no presidio, como já esta acontecendo em vários estados e municípios brasileiros nos quais prefeitos e seus cúmplices vereadores são trancafiados pela policia federal.
Diante destes atos de abusos, desmando e corrupção da administração publica de Uruará. Pergunta-se qual será a postura da promotoria publica e da câmara municipal de Uruará, encarregados de defender a aplicação das leis e dos recursos públicos.