quinta-feira, 19 de maio de 2011

Consórcio Belo Monte reúne mais de 30 mil pessoas em Altamira



Mais de 30 mil pessoas participaram, na noite desta quarta-feira, 18, das comemorações do aniversário de dez anos do Consórcio de Belo Monte, realizadas na orla da cidade de Altamira, Sudoeste do Pará. O evento, além de comemorar a década de existência do consórcio de 11 prefeituras dos municípios da região da Transamazônica e Xingu, também serviu para manifestar o apoio da população local à construção da hidrelétrica Belo Monte, maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), prevista para começar em junho.
Caravanas dos municípios de Pacajá, Anapú, Altamira, Gurupá, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Vitória do Xingu, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará e Placas ajudaram a lotar a orla do cais de Altamira, que teve que ser fechada para o tráfego de veículos para receber a multidão. Às 18 horas, o local já estava completamente lotado. Além da população, lideranças empresariais, sociais e políticas dos 11 municípios da região estiveram presentes nas comemorações, que contaram também com representantes dos governos estadual e federal.
Muitas pessoas vestiam camisetas ou portavam faixas e cartazes manifestando apoio à construção da hidrelétrica de Belo Monte, que aguarda a liberação da Licença de Instalação do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) para ter a sua construção iniciada. Os discursos da região foram marcados por apoio ao empreendimento energético, que acompanhado das ações compensatórias, é visto como uma oportunidade de desenvolvimento regional sustentável e de solução para antigos problemas vividos pela população regional.
O presidente do Consórcio Belo Monte, Eraldo Pimenta, prefeito do município de Uruará, disse que o evento é uma demonstração da união da classe política regional em defesa do desenvolvimento sustentável e dos projetos que possibilitam melhorar a qualidade de vida da população. “Nunca negamos que apoiamos a construção de Belo Monte e estamos unidos para garantir que este projeto se traduza no máximo de benefício para a população de nossos municípios”, disse Eraldo Pimenta.
O prefeito disse ainda que a grande participação popular mesmo com chuva demonstra que a sociedade da região também apóia a construção da usina, porque vê no empreendimento uma oportunidade de melhorar de vida, com a geração de emprego e renda e com o crescimento econômico. “Nossa união vai continuar, pois estamos atuando firme para que esta não seja uma oportunidade desperdiçada e que possamos, após o término da construção da usina, criado condições para que este processo de desenvolvimento não pare”, destacou.