sexta-feira, 6 de maio de 2011

Belo Monte: Pará negocia com consórcio

Da Agência Ambiente Energia - Antecipar-se aos problemas e planejamento é fundamental para que a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará, possa ser levada a bom termo, principalmente no ponto de vista ambiental. Esta é a análise do governador do Pará, Simão Jatene, que se reuniu com representantes do Consórcio Norte Engenharia, responsável pela construção da usina, e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), principal financiador.
“Precisamos nos antecipar aos problemas que possam ocorrer futuramente com a instalação da usina, principalmente no que diz respeito à minimização dos impactos ambientais. Não é fazer mais do mesmo, é fazer diferente”, ressaltou o governador.
O presidente do Consórcio Norte Engenharia, Carlos Nascimento, vê de bom grado a aproximação do governo do Pará e espera que, com esta iniciativa, o número de obras que diz respeito às condicionantes ambientais possam ocorrer com mais rapidez. Até o momento, 90 obras emergenciais são realizadas em Altamira, Anapu e Vitória Xingu.
Além destas, outras oito estão previstas na área de influência da usina e que integram o consórcio. Elas acontecerão nos municípios de Senador José Porfírio, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará, Placas, Porto de Moz, Gurupá e Pacajá. Juntas, estas 11 cidades da área de influência têm 360 mil habitantes.