sexta-feira, 15 de abril de 2011

Açaí ganha a mesa da merenda escolar



A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) tem realizado durante todos esses meses, desde o início do ano, degustação de alimentos regionais para serem incluídos na merenda escolar. Ontem foi a vez de um dos alimentos mais nutritivos e apreciados da culinária paraense: o açaí.
De acordo com o secretário adjunto de logística escolar da Seduc, José Croelhas, a mudança no cardápio da merenda escolar dos mais de 1.200 colégios estaduais veio a partir de uma determinação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que impõe que mudanças sejam feitas no cardápio para que fique mais saudável. “O FNDE pede que haja incentivo na agricultura familiar e que com esses alimentos a gente melhore a alimentação dos alunos”.
Ainda conforme Croelhas, o açaí foi escolhido porque encontra-se dentro dos critérios de valor nutricional pedido para a alimentação escolar. “O açaí é um dos produtos de maior aceitabilidade nas escolas, além de ter seu valor nutricional reconhecido como um dos mais elevados”.
O secretário afirma que todo o cardápio alimentar será mudado até setembro, quando todos os produtos artificiais que já haviam sido comprados pela gestão anterior deverá acabar. “Serão substituídos todos os sucos artificiais por polpa de fruta. A alimentação será mais nutritiva, mais com arroz e feijão do que com broa de milho”, comentou Croelhas.
Para a nutricionista responsável pelo controle de alimentação escolar da Seduc, Cláudia Albuquerque, o açaí é fonte de carboidratos, sendo transformado direto em energia para os alunos. “A merenda com açaí é como se o aluno estivesse comendo arroz, macarrão ou milho. Tem a mesma função calórica e os mesmos nutrientes”.
Segundo Cláudia, não será somente o açaí que irá entrar no cardápio das escolas, mas também a tapioquinha, cupuaçu e pupunha. “Não estamos preocupados apenas com o teor calórico e com os nutrientes, mas também com os impactos que a nova alimentação pode ter na vida dessas crianças no futuro e assim prevenir doenças mais graves como a diabetes ou pressão alta”.
A degustação com os 500 alunos deve acontecer no prazo máximo de 10 dias, onde eles mesmos irão experimentar e avaliar a qualidade do açaí que será fornecido para a merenda.

Fonte:Diário do Pará