sábado, 14 de janeiro de 2012

Projeto em Belo Monte resgata seis mil animais silvestres em cerca de seis meses

Tamanduá encontrado pelas equipes de resgate de fauna na região de Belo Monte
Desde o início das obras da Usina Hidrelétrica Belo Monte, em construção no Rio Xingu, já foram resgatados mais de seis mil animais silvestres nos canteiros da usina. Dos animais encontrados, 80% são répteis e anfíbios. Os outros 20% são mamíferos e aves. O trabalho faz parte do Projeto de Afugentamento e Salvamentoda Fauna Terrestre, iniciado em junho de 2011, e é realizado antes e durante o processo de retirada de vegetação.

As equipes especializadas atuam no Sítio Pimental, no Travessão 27, no Sítio Belo Monte e no Sítio de Diques, todos distribuídos entre os municípios paraenses de Vitória do Xingu e Altamira. Entre os mamíferos, os pesquisadores encontraram preguiças, pequenos roedores e tatus. As aves são encontradas em menor quantidade e, na grande maioria, são ninhos, ovos ou filhotes. “Elas são mais difíceis de serem resgatadas, pois a maioria foge com o barulho”, conta o biólogo e pesquisador da empresa Biota – Projetos e Consultoria Ambiental, Renato Cardoso Barbosa. Entre as aves encontradas estão papagaios, periquitos e corujas.
Profissionais acompanham passagem de animais pela base de resgate.
As espécies capturadas são levadas à Base de Resgate da Fauna, situada próxima ao Sítio Pimental e dispõe de infraestrutura para tratamento médico-veterinário, acondicionamento e identificação dos animais. No local, as espécies são medidas, pesadas, marcadas e, se necessário, recebem tratamento de saúde. Por fim, os animais são liberados em áreas seguras, com o cuidado de estarem em local próximo àquele onde foram encontrados.
Animais recebem tratamento na base de resgate de fauna da Norte Energia
O trabalho integra o Plano de Conservação do Ecossistema Terrestre e está presente no Programa de Conservação da Fauna Terrestre, incluídos no Plano Básico Ambiental (PBA). Segundo o gerente de Gestão Ambiental da Norte Energia, Antônio Neto, iniciativas como esta é que fazem da implantação da hidrelétrica um projeto sustentável. “Existe uma preocupação com a floresta e com os animais. Belo Monte, entre todas as peculiaridades, também contempla da fauna. Este Programa de Conservação contribui para a preservação das espécies da Amazônia”, conclui.