segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Norte Energia entrega 35 veículos a municípios próximos a Belo Monte

Entre os veículos doados, estão motocicletas para redes de saúde e educação dos municípios.
Os municípios de Medicilândia, Porto de Moz, Uruará, Placas e Gurupá, localizados na área de influência indireta da Usina Hidrelétrica Belo Monte (UHE Belo Monte), receberam 35 veículos na última sexta-feira (27), doados pela Norte Energia S.A.. O investimento total realizado pela empresa nestes equipamentos foi de R$ 1.146.707, que atendem ao Termo de Cooperação Técnico-Financeira assinado entre a Associação dos Municípios Alagados pela Construção da Hidrelétrica de Belo Monte e a Norte Energia S.A.
Durante o evento de entrega, em Altamira, o assessor da Diretoria Socioambiental da Norte Energia, Ronaldo Crusco, destacou que a entrega reafirma o compromisso da Norte Energia enquanto empresa socialmente responsável, no processo de construção de Belo Monte. “Este ato teve a participação de atores institucionais importantes, a exemplo do Consórcio de Municípios Belo Monte, que foi o agente catalizador do processo de discussão sobre as necessidades das prefeituras”, apontou. Segundo Crusco, 30 motocicletas adaptadas para uso policial também serão entregues à Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará para reforçar o patrulhamento ostensivo na região, beneficiando os 11 municípios próximos a Belo Monte.

O secretário-executivo do Consórcio de Municipios Belo Monte (CBM), Dino Barile, representou o presidente da entidade e prefeito de Uruará, Eraldo Pimenta, na solenidade. Segundo Barile, a parceria com a Norte Energia tem promovido a integração entre os prefeitos e os vereadores da região, com ações conjuntas que, já em 2011, tiveram um papel importante no apoio às demandas da infraestrutura dos municípios. Também estiveram presentes no evento os prefeitos de Medicilândia, Ivo Muller; de Gurupá, Moacyr Alho; de Placas, Maxweel Brandão; e de Porto de Moz, Rosiberg Torres Campos.
Investimentos por municípios
Para a cidade de Uruará, foram destinadas cinco motocicletas para atender à Secretaria de Saúde nas ações de malária e dengue. A Secretaria de Educação da cidade também passou a contar com um microônibus para atender a rede escolar e cinco motocicletas.
Já a Secretaria de Educação de Medicilândia recebeu um microônibus e cinco motocicletas. Também em apoio às ações de controle a malária e a dengue, cinco motocicletas foram entregues à Secretaria de Saúde. A prefeitura também recebeu um caminhão caçamba para a Secretaria de Viação e Obras e outras demandas que necessitem deste tipo de veículo. Ao receber os equipamentos, o prefeito Ivo Muller destacou ainda a relevância da doação de combustível feita pela Norte Energia em 2011, que permitiu a construção das 28 estradas vicinais.
O município de Placas, por sua vez, foi beneficiado com investimentos da Norte Energia com a entrega de duas motocicletas, destinadas à Secretaria Municipal de Saúde para as ações de malária e dengue. Outras duas motocicletas e um microônibus servirão à Secretaria de Educação.
A Secretaria de Saúde em Gurupá também recebeu duas motocicletas para as ações de malária e dengue e tem outras duas motocicletas para Secretaria de Educação reforçar a atuação na rede de ensino do município. “As motocicletas recebidas ajudarão a estar mais perto do nosso povo, fazendo melhor as políticas públicas”, destacou o prefeito Moacyr Alho.
Por fim, Porto de Moz receberá duas motocicletas para atender as ações de combate e prevenção da malária e da dengue realizadas pela Secretaria de Saúde.