quinta-feira, 1 de setembro de 2011

OPERAÇÃO PANDILHA: Conseqüências das denuncias.

Depois da Operação Pandilha que prendeu 9 pessoas ligadas a uma quadrilha que fraudava licitações em Vitória do Xingu, nossa equipe retornou ao município para mostrar as conseqüências da falta de investimentos na cidade e o medo de quem denunciou os abusos encabeçados pelo Prefeito Liberalino Neto.
Uma cidade que nem parece cidade, moradores que não querem aparecer com medo de represálias, desde 2009 o Prefeito de Vitória do Xingu já vinha sendo acusado de corrupção, a maior denunciante foi esta vereadora Elsa Laire Dall Acqua, ela levou até o Ministério público, vídeos, fotos e documentos que mostram a voracidade com que a quadrilha comandada por Liberalino Neto consumiam os bens públicos e enchiam os bolsos com o dinheiro que deveria ajudar pessoas que precisam como dona Cecília Barbosa de 70 anos, a aposentada diz que acompanhou os mandatos dos prefeitos em Vitória do Xingu e se envergonha com o que vê.
Nas secretarias o sucateamento, na prefeitura o retrato de uma cidade sem governante, quem deve assumir o cargo é o Vice prefeito Erivando, nas ruas do pequeno município a esperança de moradores que sonham com dias melhores, e em locais secretos estão pessoas amedrontadas, levamos a parlamentar que foi cassada pelos outros vereadores, até um sítio distante da Cidade para uma conversa mais segura, já que estávamos sendo vigiados dentro da do município, o que Elsa Laire Dall Acqua diz a nossa equipe é algo assustador.
“Todos os que fizeram as denuncias junto comigo estão sendo ameaçados de morte, pessoas estão rondando minha casa, estou apavorada com tudo isso” Revela Elsa.
Agora Elsa Laire mostra a nossa equipe um documento até desconhecido da imprensa, trechos das investigações da policia federal que deixam claro que sua cassação pelo poder legislativo foi arquitetado pelo grupo do Prefeito, o último parágrafo da folha 278 da representação criminal do tribunal regional federal, mostra que Roseli Braga Secretária de Saúde conversava em longas ligações telefônicas com Paulo Ronaldo Azevedo Fonseca que foi responsável pelo pedido de cassação da vereadora.
“Eles arquitetaram minha saída, o meu mandato foi tirado de mim de forma errada, mas eu vou continuar denunciando eles” Diz Elsa.
Nesta terça-feira vários moradores de agrovilas foram até a câmara de Vereadores de Vitória do Xingu para pedir a cassação do Prefeito, mas a reunião foi suspensa segundo Luzia Efigenia presidente da casa, uma manifestação na BR230 impossibilitou a sessão. Na cidade A vereadora que denunciou agora vive em mudanças com a família, toda semana mora em uma casa diferente, mesmo assim ela diz que não se arrepende do que fez e desabafa.
“A mãe Elsa está fragilizada, né... Felype! Eu temo pela vida dos meus filhos e da minha família, estamos todos amedrontados” – disse chorando Elsa Dall Acqua.
O documento entregue a nossa equipe pela vereadora mostra ainda como funcionava o esquema, as interceptações telefônicas dão conta que Roseli Braga era a “Patroa” o elo de ligação dos laranjas com o Prefeito. A policia federal continua com as investigações contra os denunciados, já os denunciantes estão com medo das represálias, uma conselheira tutelar foi incluída no S.P.T – Serviço de Proteção a Testemunha e já está em outro estado, esse motorista que também denunciou os abusos da quadrilha diz que teme pela vida da família e faz mais revelações.
“Esses vereadores também estão envolvidos nisso, nós estamos sendo ameaçados de morte, nossos familiares estão apavorados” – Diz Juvenal Pompeu.
Enquanto isso pessoas como dona Tereza de Souza acreditam em um amanhã melhor, e enquanto muitos pensa apenas nos bolsos ela com toda a experiência de 64 anos pensa no coletivo.
Dona Cecília nem sabe quanto realmente é 5 milhões de reais, que foram pelo ralo no governo de Líber, mas a aposentada diz que saberia muito bem onde usá-los.
Sem bom atendimento na saúde, funcionários sem receber, falta de saneamento, falta de programas sociais assim os moradores de Vitória do Xingu vão vivendo e querendo uma vida melhor, ou pelo menos uma atendimento médico digno.
Enquanto rios de dinheiro foram desviados, as ruas por aqui nunca viram um calçamento... asfalto mesmo só o da PA 415.
Reportagem: Felype Adms.