terça-feira, 21 de junho de 2011

Jatene anuncia investimento em Santarém

Entre quebra de protocolo, chá de banco aos prefeitos, e questionamento da divisão Simão Jatene anuncia investimento em Santarém 

“ A aspiração do povo de se tornar um novo Estado da Federação é absolutamente legítima. Respeitarei a decisão que for tomada. Se for para unir, vamos unir, se for para separa, vamos separar”.

"Apelo dos sem TETO"
Após quase 16 horas de uma extensa agenda puxada por 13 secretários, deputados, prefeitos e ex-prefeitos da região Oeste do Pará, o governador Simão Jatene (PSDB) cumpriu nesta segunda-feira (20), seu primeiro dia em Santarém, transformado até a próxima quarta-feira (22) em sede administrativa do governo do Estado.
Jatene chegou ao aeroporto de Santarém por volta das 10 horas da manhã, aonde foi recebido pela prefeita Maria do Carmo.  Na saída do aeroporto Jatene logo quebrou o protocolo da segurança, quando desceu do ônibus para conversar com cerca de 300 trabalhadores sem terra que faziam um protesto na Rodovia Fernando Guilhon.
A manifestação dos sem terra foi feita em nome de 3.500 famílias que reivindicam a criação de um assentamento na área de expansão da cidade. Jatene comprometeu-se a ajudá-los no processo de regularização de terras.
"Olhar do deputado Dudimar Paxiubá"
O governador parou no estádio Colosso do Tapajós para verificar as obras do Centro Poliesportivo. Acompanhado de perto pela Prefeita Maria e vigiado pelo deputado Alexandre Von, Simão Jatene fez algumas perguntas. Depois seguiram para um canteiro da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), onde autorizou a liberação de recursos para a consolidação do empreendimento, que ampliará a capacidade de captação e distribuição de água, beneficiando 60 mil pessoas.
Coletiva a imprensa - Na obra da Cosanpa, o governador concedeu entrevista à imprensa. Jatene anunciou investimentos imediatos de cerca de R$ 12 milhões em infraestrutura, esporte, cultura, saúde  e meio ambiente, e falou sobre o Programa Municípios Verdes, ao qual o município aderiu. O governador também falou sobre a proposta de divisão do Pará com a criação do Estado do Tapajós.
" Aperto de mão de Alexandre"
“A aspiração do povo desta região de se tornar um novo Estado da Federação é absolutamente legítima. Eu fui eleito governador do Pará, com votação expressiva em Santarém, tenho um enorme apreço pela cultura, pelos valores e pela gente de Santarém, e respeitarei a decisão que for tomada. Se for para unir, vamos unir. Se for para separar, vamos atender”, destacou o governador.
Simão Jatene ainda assinou um termo de cooperação com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) para a criação do Centro Tecnológico.
Além da prefeita Maria do Carmo, acompanhou o governador Simão Jatene, o prefeito deTrairão Danilo Miranda, Ivo Miller de Medicilândia, Jardel Vasconcelos de Monte Alegre, Madalena Hofferman de Novo Progresso, Marcílio Picanço de Terra Santa, Pigarrilho de Prainha e pela parte da tarde chegaram Eraldo Pimenta de Uruará e Negão Brandão de Placas.
Drama, e a fila dos desesperados no Barão Center
Por fim, Simão Jatene no hotel Barão Center ainda se encontrou com lideranças políticas e comunitárias da região.
" O abraço do ex-prefeito Tucano Zé Paulo"
Cerca de 300 pessoas se misturaram entre deputados, prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças políticas. A fila dos desesperados chamou a atenção. Tudo por culpa de uma figura conhecida, o deputado federal Lira Maia que chegou a passar 2 horas no gabinete de Jatene.
Os deputados Antonio Rocha e Josefina e os prefeitos Marcílio Picanço (Terra Santa) e Danilo Miranda de Trairão que eram o próximo da fila ficaram horas em pé. Na saída Maia, Rocha até aproveitou para dar uma agulhada, e para matar de vez Jatene resolveu ar aquela saidinha.
O atendimento não cordial aos prefeitos fez com que Eraldo Pimenta (Uruará), Negão Brandão (Placas) e Ranilson Prado (Aveiro) resolvessem deixar para tentar falar hoje com o governador.
Enquanto isso, a orelha de Simão Jatene esquentava, pois nos corredores as apunhaladas eram certeiras.  
Nesta terça-feira (21), o cerimonial de Simão Jatene se reunirá com prefeitos da região, lançará o Programa Municípios Verdes e anunciará a criação do Centro de Convenções de Santarém, entre outros compromissos.
Agenda do governador do Pará, Simão Jatene, para hoje (21) em Santarém:
Manhã
7h30 – Café da manhã.
8h30 – Audiência com a prefeita Maria do Carmo.
9h30 – Audiência com pastores das igrejas evangélicas.
10h – Audiência com a vereadora Marinete, de Monte Alegre.
10h20 – Audiência com vereadores de Santarém.
11h – Cerimônia de formatura do Proed (Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência), da PM.
12 – Almoço/Barão Center Hotel

Tarde
15h – Reunião com prefeitos da Amut (Transamazônica e Santarém-Cuiabá) e Amucan (Calha Norte).
16h – Despacho com o chefe de Gabinete do governo.
17h – Lançamento do programa Municípios Verdes, entre outros, na Aces (Associação Comercial e Empresarial de Santarém)

Fonte Blog do xarop