terça-feira, 21 de junho de 2011

INVASORES SÓ SAEM DAS TERRAS SE JUVENIL APRESENTAR DOCUMENTO DE POSSE

Um grupo de 50 pessoas invadiu uma área localizada na zona urbana de Altamira, no bairro Alberto Soares, e a dividiram em lotes. A ocupação iniciou às 9h de ontem (20).
Segundo os invasores, estava tudo calmo até a chegada do empresário Miguel Cecim, que é casado com uma sobrinha de Rute Barros, atual esposa de Domingos Juvenil, e que são diretores administradores da rede de televisão e rádio Vale do Xingu, pertence ao ex-presidente da Assembleia Legislativa do Pará.
Miguel teria chegado ao local munido de um facão e uma foice fazendo ameaças. Populares também afirmaram que o empresário chegou a trocar agressões com dois cinegrafistas que registravam imagens da invasão.
O invasor Valdir França dos Santos disse que o povo se uniu e que só vai deixar o local depois que forem apresentados os documentos confirmando a posse da área a Domingos Juvenil. Ciente da situação, o comando da Polícia Militar do Xingu enviou 30 policiais para controlar os ânimos e manter a ordem. Leia mais...
Miguel Cecim se defendeu das acusações de ameaça dizendo que a área, onde está o transmissor das emissoras de rádio e TV, pertence à Vale do Xingu há mais de 30 anos. Ele garantiu que por trás da invasão existe um jogo político impulsionado pelo atual poder executivo de Altamira, adversário de Juvenil nas eleições municipais. No final da tarde, o clima voltou a esquentar e mais policiais ocuparam o local que serve de entrada para a área.
Um Boletim de Ocorrência foi registrado na Superintendência Regional da Polícia Civil e um flagrante de esbulho possessório foi lavrado por parte dos familiares de Domingos Juvenil para preservar a área invadida.
No local compareceu ainda um representante da Pastoral da Terra, que declarou que tudo não passa de um problema relacionado à construção da hidrelétrica Belo Monte. Para ele, invasões como esta ainda vão acontecer muitas vezes em razão dos problemas sociais provocados pela construção da barragem.
Não é a primeira vez que a área em questão é invadida. Em 2004, aconteceu outra invasão e tudo foi resolvido. Agora, o problema retorna e com mais intensidade. Na semana passada, uma área próxima da cidade foi invadida por mais de 100 famílias. De acordo com os invasores, a área também pertenceria a Domingos Juvenil.
Mais tarde, descobriu-se que os terrenos são de propriedade do empresário Warley Botelho, de Altamira, que entrou com pedido de reintegração de posse, concedido pelo juiz da Vara Agrária, Márcio Bittencourt, na última sexta-feira (17).
Em nota, a prefeitura nega que tenha qualquer tipo de envolvimento nesta invasão, em outras que já aconteceram ou que venham a ocorrer no município. (Odair Oliveira, da sucursal do DIÁRIO em Altamira)