sábado, 16 de abril de 2011

Programa Minha Casa Minha Vida


Vamos explicar neste artigo tudo que você precisa para conseguir usa casa no Programa Minha Casa Minha Vida. Você vai entender como funciona o programa, quem pode participar e como se inscrever. Este texto é um guia de referência para quem deseja se cadastrar no programa ou financiar uma casa pelo Minha Casa Minha Vida.
O Minha Casa Minha Vida é um programa do Governo Federal só que em parceria com os Estados e os Municípios. Os estados que participam do programa sãoAcre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Para, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
Empresas privadas como construtoras também participam do programa junto com bancos como a Caixa Econômica Federal. O programa pode ser usado por pessoas de baixa renda e por pessoas da classe média. Serão 1 milhão de casas construídas em todo Brasil com foco em famílias que não tenham renda, famílias com renda de até 3 salários, de 3 a 6 salários e de 6 a 10 salários mínimos.

PARA FAMÍLIAS COM RENDA ZERO OU ATÉ 3 SALÁRIOS.

A inscrição das pessoas carentes e de baixa renda será feita através do site do Governo do Estado e da Prefeitura da cidade onde você mora. Normalmente as prefeituras e os estados possuem uma secretaria de habitação que está responsável pelo cadastramento de pessoas carentes interessadas em receber uma casa do Minha Casa Minha Vida. Para saber se a sua cidade está participando do programa clique aqui e veja o relatório da Caixa. Você também pode manter contato direto com a Caixa ou com o Governo da sua cidade para perguntar quando eles vão entrar no programa. Se você não sabe o endereço do site da prefeitura da sua cidade use o serviço de busca de prefeituras. Lembre-se, estados e prefeitura não podem cobrar nada pelo cadastro no programa Minha Casa Minha Vida. Denuncie qualquer funcionário público que te cobre alguma taxa para adicionar seu nome no programa. Pessoas pobres, que participam do Bolsa Família, que possuem idosos, crianças e pessoas com necessidades especiais dentro de casa terão prioridade. O valor das prestações pode ser de apenas R$ 50,00 podendo variar dependendo das condições de cada família. E você só começa a pagar depois que estiver morando. Com isto o dinheiro que você já pagar de aluguel servirá para pagar as prestações da sua casa no programa Minha Casa Minha Vida.
COMO SERÃO AS CASAS DO MINHA CASA MINHA VIDA
As casas para a população de baixa renda terão Sala, cozinha, banheiro, circulação, 2 dormitórios e área externa com tanque. Devem ter no mínimo 32 metros quadrados. Todas deverão ter revestimento de alvenarias como Azulejo no box com altura mínima de 1,50m e barrado impermeável sobre a pia e o tanque. Reboco com pintura PVA interno e com pintura acrílica ou textura impermeável na parte externa. Todas as casas devem ter forro de laje de concreto ou forro de madeira ou pvc. A cobertura da casa será telha cerâmica sobre estrutura de madeira ou metálica, ou outra solução com desempenho equivalente. As janelas serão de ferro ou alumínio (regiões litorâneas) e portas de madeira, sendo aceitável porta metálica nos acessos a unidade, desde que adequada à agressividade do meio. Já os apartamentos do Minha Casa Minha vida devem ter 37 metros quadrados. Veja as fotos das casas do Minha Casa Minha Vida. O valor dos imóveis podem ser vistos na apostila da Minha Casa Minha Vida
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA PESSOAS DE BAIXA RENDA
Pessoas de baixa renda deverão apresentar os documentos pessoais como RG e CPF, um comprovação de renda que pode ser formal ou informal somente para enquadramento no programa. Será verificado se você faz parte do CAD ÚNICO conhecido como Cadastro Único, será verificado se você faz parte do do CADMUT que é o Cadastro Nacional de Mutuários. E será verificado se você faz parte do CADIM que é o Cadastro Informativo de créditos não quitados do Setor Público Federal. Estas verificações são necessárias pois existem algumas condições a serem cumpridas. Você não pode ter sido beneficiado anteriormente em outros programas
de habitação social do governo. Você não pode possuir casa própria ou financiamento de outra casa. A prestação não pode comprometer mais de 10% da renda durante 10 anos, com prestação mínima de R$ 50,00, corrigida pela TR. Se o seu nome estiver sujo no SERASA, SPC, BANCEN, CADIN, não tem problema pois isto não será verificado para pessoas de baixa renda.

PARA FAMÍLIAS COM RENDA DE ATÉ 10 SALÁRIOS

Existe outra modalidade do programa para atender famílias com renda mensal superior a 3 salários e inferior a 10 salários mínimos. Para estas pessoas o programa de financiamento será diferenciado. Os imóveis poderão ser escolhidos por você em qualquer construtora com projetos relacionados ao Minha Casa Minha Vida. Em todos os estados do Brasil existem casas e apartamentos sendo oferecidos por Construtoras que podem ser financiados desta forma. E você não precisa se cadastrar no Governo. Basta escolher o imóvel que você deseja e fazer uma simulação de financiamento de imóveis no site da caixa. Para pegar o financiamento do Minha Casa Minha Vida será necessário estar com nome limpo no Serasa, SPC, etc, pois será feita um análise de risco. Você não pode ter outro imóvel financiado e nem ter sido beneficiado de outro programa habitacional do governo. Dependendo da sua renda mensal a taxa de juros pode ser de 5%, 6% ou 8.16% ao ano + TR. Quanto menor a sua renda, menor a taxa de juros cobrada. O financiamento pode ser pago em até 30 anos e pode ser sem entrada. Veja mais detalhes na  apostila da Minha Casa Minha Vida como por exemplo valor máximo dos imóveis.
vvvv